Competências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Fecha
2014Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo evidencia quais as competências informacionais dos alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Porto Alegre. Apresenta conceitos das Sociedades da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. Discorre também sobre as competências informacionais, a biblioteca no contexto das competências informacionais e a formação dos profissionais Técnicos em Biblioteconomia. A pesquisa ...
Este estudo evidencia quais as competências informacionais dos alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Porto Alegre. Apresenta conceitos das Sociedades da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. Discorre também sobre as competências informacionais, a biblioteca no contexto das competências informacionais e a formação dos profissionais Técnicos em Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na biblioteca do IFRS, com a participação de oito alunos. As entrevistas foram gravadas e transcritas para o relatório. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder a pergunta de investigação ao se constatar que os alunos do primeiro semestre do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Câmpus Porto Alegre possuem competências informacionais específicas. ...
Abstract
This study shows the information literacy of students in the first semester of the Technical Course in Library Science from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. It introduces concepts of Corporate Information, Knowledge and Learning. Also it discusses the information literacy, the library in the context of information literacy and training for professionals in Technical Library. The research is characterized as exploratory ...
This study shows the information literacy of students in the first semester of the Technical Course in Library Science from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. It introduces concepts of Corporate Information, Knowledge and Learning. Also it discusses the information literacy, the library in the context of information literacy and training for professionals in Technical Library. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in the library IFRS, with the participation of eight students. The interviews were recorded and transcribed for the report. It presents the results obtained through the interviews applied to the study subjects. The results enabled us to answer the research question by checking that students in the first semester of the Technical Course in Library of IFRS - Campus Porto Alegre possess specific information literacy. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License