Marketing esportivo : estratégia de captação de recursos para uma equipe de futsal
Fecha
2014Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido para se construir uma estratégia básica, porém sólida, que auxilie futuros gestores esportivos, em especial aos do segmento futsal, na captação de recursos financeiros. A partir de três pilares estratégicos foram apresentadas ações de captação que eram comuns aos clubes pesquisados, assim como outras modalidades particulares a cada um. Para atingir esse objetivo foram apropriados de Vlastuin et. al. (2008) os conceitos de potencial mercantil do esporte, e de S ...
O presente estudo foi desenvolvido para se construir uma estratégia básica, porém sólida, que auxilie futuros gestores esportivos, em especial aos do segmento futsal, na captação de recursos financeiros. A partir de três pilares estratégicos foram apresentadas ações de captação que eram comuns aos clubes pesquisados, assim como outras modalidades particulares a cada um. Para atingir esse objetivo foram apropriados de Vlastuin et. al. (2008) os conceitos de potencial mercantil do esporte, e de Soriano (2010) os conceitos de pilares estratégicos para fontes de renda, os quais são: exploração da praça de esportes, marketing de patrocínio e direitos de transmissão. Em seguida, para obtenção de dados e informações pertinentes, foram entrevistados dirigentes de entidades esportivas do futsal gaúcho e jornalistas. Concluiu-se que a modalidade possui potencial para crescimento de investimentos, especialmente em licenciamentos de marcas. Por fim, algumas sugestões quanto a oportunidade de se verificar outros aspectos estratégicos para a sustentabilidade das entidades a médio e longo prazo como estudos do Brand Equity (valor de marca) dos clubes, o Customer Equity (valor do cliente), assim como o impacto de novas mídias. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37362)Tesinas Administración (3140)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License