Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigues, Márcio Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosimeri de Fatima Carvalho dapt_BR
dc.contributor.authorDellagnelo, Eloise Helena Livramentopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-05T01:57:53Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1982-2596pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111670pt_BR
dc.description.abstractPara Solé (2008), a empresa converteu-se no modelo universal dos indivíduos e demais organizações (processo de empresarização). Seguindo estes argumentos, consideramos relevante desenvolver um estudo com o objetivo de verificar os impactos do processo de empresarização em organizações esportivas e religiosas localizadas no Brasil. Para desenvolver essa pesquisa de natureza predominantemente qualitativa, coletamos dados por meio de entrevistas, observação direta e documentos diversos. Os dados foram analisados através da técnica de análise categorial de conteúdo. De uma maneira geral, analisamos quatro dimensões do processo de empresarização adaptadas de Solé (2004; 2008): orientação mercadológica, aspectos legais, linguagem e organização do trabalho. A análise dos dados revela que os clubes de futebol são as organizações que, quando comparados com os outros dois tipos, apresentaram o processo de empresarização mais intenso e avançado.pt_BR
dc.description.abstractAccording to Solè (2008), currently, the enterprise became in the universal model to the individual and the other organizations (enterprisation process). Following these arguments, we consider important to develop a study to verify the impacts of process enterprisation in sports and religious organizations located in Brazil. To develop this predominantly qualitative research, we collected data through interviews direct observation and other documents. Data were analyzed using the technique of categorical content analysis. In general, we analyze four dimensions of the adapted process enterprisation Solé (2004; 2008), marketing orientation, legal aspects, language and organization of work. Data analysis reveals that soccer clubs are organizations that, when compared with the other two types, the process of enterprisation showed more intense and advanced.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista pensamento contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro. Vol. 8, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 66-85pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnterprisationen
dc.subjectEmpresarizaçãopt_BR
dc.subjectEnterpriseen
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectVolleyballen
dc.subjectIgrejaspt_BR
dc.subjectChurchesen
dc.titleO processo de empresarização em organizações culturais brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThe enterprisation process on Brazilian cultural organizations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000952231pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples