Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem
dc.contributor.author | Calegari, Eliana Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Roseane Santos da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Regio Pierre da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-25T01:57:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-4870 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110356 | pt_BR |
dc.description.abstract | Busca-se mediante este artigo investigar as possibilidades de relacionamento entre os princípios do Design Universal, no que diz respeito à Aprendizagem (DUA), empregando para isso os fundamentos do Design Instrucional (DI). Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acerca do DUA e do DI, sendo constatado que a maior ênfase entre esses conceitos ocorre na fase de design do DI. Concluiu-se que o DUA e o DI podem ser utilizados em paralelo, tendo em vista o desenvolvimento de currículos que visam promover o acesso à aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to investigate the possibilities of relationship between the principles of Universal Design for Learning (DUA) with the fundamentals of Instructional Design (ID). We performed a literature search on the DUA and DI, in which it was found that the greater relationship between these concepts occurs in the design phase of DI. We conclude that the DUA and DI can be used in parallel in the development of curricula to promote access to learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 1, n. 5 (2013), p. 29-48 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Instructional design | en |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject | Universal design | en |
dc.subject | Ensino por computador | pt_BR |
dc.subject | Universal design for learning | en |
dc.title | Design instrucional e design universal para a aprendizagem : uma relação que visa obter melhorias na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000948864 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Sociais Aplicadas (3965)