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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Leonardo Machadopt_BR
dc.date.accessioned2015-02-10T02:17:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109903pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo visa caracterizar a forma como os livros didáticos de biologia expõem o ambiente urbano. A motivação para a pesquisa surgiu da aparente ausência de uma abordagem das cidades dentro da esfera ecológica. A recomendação de que os conteúdos devem ser ministrados com um enfoque no cotidiano dos alunos também justifica esse trabalho. Para tanto foram examinados seis dos oito livros didáticos de biologia do Ensino Médio estabelecidos pelo Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, especificamente a unidade de Ecologia. Cada menção ao ambiente urbano de texto ou imagem foi selecionada e analisada. Foi constatado que as cidades, lugar em que grande parte dos professores e alunos vivem, é descrito de uma forma pessimista, praticamente só a partir dos problemas ambientais. Em 48% das menções, os textos e imagens relacionavam o ambiente urbano à poluição. Os estudantes urbanos veem seu ambiente retratado pelos livros didáticos de forma negativa e não encontram, ao menos na mesma fonte, as maneiras de se engajar em projetos e iniciativas que busquem a mudança dos problemas ambientais e sociais presentes e futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to characterize the way in which biology textbooks expose the urban environment. The motivation of this study arose from the apparent absence of a approach to cities within ecological realm. The recommendation that the content should be taught with a focus on the daily life of students justifies this job. For this were examined for six of the eight textbooks in High School biology established by the Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, specifically Ecology unit. Each mention of text or image to the urban environment was then compiled and analyzed. It was found that the urban environment, in place most teachers and students live, is described in a pessimistic way, almost exclusively from environmental problems. In 48% of mentions texts and images related environment urban and pollution. The students see their environment portrayed negatively by the textbooks and are not (at least in the same source) ways of to engage in projects and initiatives that seek changing environmental and social problems present and future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban environmenten
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTeaching of biologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleCaracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948883pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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