Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVendruscolo, Maria Ivanicept_BR
dc.contributor.authorBonfanti Junior, Sérgio Augustopt_BR
dc.date.accessioned2015-01-30T02:17:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109465pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo mapear as competências profissionais a serem desenvolvidas nos Cursos de Ciências Contábeis. O estudo é de natureza aplicada, com estratégia de investigação qualitativa. A amostra foi selecionada entre as universidades brasileiras com conceito 3, 4 e 5 do ENADE 2012. Os dados foram obtidos pela pesquisa bibliográfica pela plataforma teórica de trabalhos científicos anteriores, nas Diretrizes Nacionais do Curso de Ciências Contábeis e nos Projetos Políticos Pedagógicos da amostra. Como resultados, foram compiladas 25 competências profissionais do contador através da plataforma teórica. Contudo, observou-se a existência de uma divergência conceitual das competências profissionais mapeadas com a integração coordenada de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que se manifestam produzindo uma atuação diferenciada e que definem competências. A análise evidenciou que as Universidades selecionadas procuram desenvolver grande parte delas em seus alunos, contemplando-as em seus Projetos Políticos Pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to map the professional skills to be developed in the Accounting courses. The study is of an applied work, with qualitative research strategy. The sample was selected among Brazilian universities with grades 3, 4 and 5 of ENADE 2012. The data were obtained from a literature research in the previous scientific work theoretical platform, in the Accounting Course National Guidelines and in the Political Pedagogical Projects of the sample. As results, 25 professional competencies of the accountant through theoretical platform were compiled. However, it was observed the existence of a conceptual divergence of professional skills mapped with coordinated integration of a set of knowledge, skills and attitudes that manifest themselves producing a differentiated performance that defines competency. The analysis showed that the selected universities are seeking to develop much of them in their students, contemplating them in their Political Pedagogical Projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectProfessional competenciesen
dc.subjectAccounting educationen
dc.subjectAccountanten
dc.titleCompetências profissionais do contador : mapeamento nas principais universidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000946077pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples