Competências profissionais do contador : mapeamento nas principais universidades brasileiras
dc.contributor.advisor | Vendruscolo, Maria Ivanice | pt_BR |
dc.contributor.author | Bonfanti Junior, Sérgio Augusto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-01-30T02:17:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/109465 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo mapear as competências profissionais a serem desenvolvidas nos Cursos de Ciências Contábeis. O estudo é de natureza aplicada, com estratégia de investigação qualitativa. A amostra foi selecionada entre as universidades brasileiras com conceito 3, 4 e 5 do ENADE 2012. Os dados foram obtidos pela pesquisa bibliográfica pela plataforma teórica de trabalhos científicos anteriores, nas Diretrizes Nacionais do Curso de Ciências Contábeis e nos Projetos Políticos Pedagógicos da amostra. Como resultados, foram compiladas 25 competências profissionais do contador através da plataforma teórica. Contudo, observou-se a existência de uma divergência conceitual das competências profissionais mapeadas com a integração coordenada de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que se manifestam produzindo uma atuação diferenciada e que definem competências. A análise evidenciou que as Universidades selecionadas procuram desenvolver grande parte delas em seus alunos, contemplando-as em seus Projetos Políticos Pedagógicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to map the professional skills to be developed in the Accounting courses. The study is of an applied work, with qualitative research strategy. The sample was selected among Brazilian universities with grades 3, 4 and 5 of ENADE 2012. The data were obtained from a literature research in the previous scientific work theoretical platform, in the Accounting Course National Guidelines and in the Political Pedagogical Projects of the sample. As results, 25 professional competencies of the accountant through theoretical platform were compiled. However, it was observed the existence of a conceptual divergence of professional skills mapped with coordinated integration of a set of knowledge, skills and attitudes that manifest themselves producing a differentiated performance that defines competency. The analysis showed that the selected universities are seeking to develop much of them in their students, contemplating them in their Political Pedagogical Projects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Professional competencies | en |
dc.subject | Accounting education | en |
dc.subject | Accountant | en |
dc.title | Competências profissionais do contador : mapeamento nas principais universidades brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000946077 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Contábeis (869)