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dc.contributor.advisorValiati, Leandropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Kanopfpt_BR
dc.date.accessioned2015-01-29T02:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109405pt_BR
dc.description.abstractO conceito de economia criativa é relativamente novo e pouco explorado. Dados recentes indicam que a economia criativa tem crescido a taxas anuais mais de duas vezes maior que a indústria de serviços em geral e mais de quatro vezes maior que a de manufatura (UNCTAD, 2010b). E, se analisarmos as indústrias do setor, é possível ver que a indústria de games vem ganhando força em relação às outras, chegando a ultrapassar o de cinema e se tornar a maior indústria de entretenimento do mundo (COSCELLI, 2013). Em função desse contexto, esse trabalho tem por objetivo investigar o mercado de games à luz da economia criativa. Primeiramente será feita uma revisão bibliográfica sobre os conceitos mais importantes usados no contexto da economia criativa. Essa revisão serve como base para a análise do setor de games em função deste estar inserido no campo da economia criativa. Após isso serão exibidos os mecanismos através do qual se estruturam o mercado de games, tanto no Brasil quanto no mundo, no que tange os processos de desenvolvimento, produção e comercialização dos mesmos. Por fim será analisada a situação atual da indústria através de alguns dos principais atores, como as associações, o governo e pólos e incubadoras onde se concentram empresas que têm por objetivo o desenvolvimento de games. Concluir-se-á, através da análise proposta, que a indústria de jogos digitais está crescendo acima da taxa de crescimento da indústria em geral e, também, acima da taxa de crescimento das indústrias criativas. Também denotar-se-á que esta indústria pode auxiliar e fomentar o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Apesar disso o Brasil ainda está longe de tornar-se uma referência e conquistar um posicionamento relevante no cenário internacional. Para isso, políticas públicas criadas pelo governo, maior organização e articulação entre as empresas e aumento na taxa de formação de profissionais direcionados a esta indústria serão essenciais.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of creative economy is relatively new and unexplored. Recent data indicates that the creative economy has grown at an annual rate more than two times greater than the service industry in general and more than four times higher than in manufacturing (UNCTAD, 2010b). And if we look at the sector’s industries, we can see that the games industry has been gaining strength against other, even surpassing the movie sector and become the largest entertainment industry in the world (COSCELLI 2013). Given this context, this study aims to investigate the gaming market in the light of creative economy. First, a literature review on the most important concepts used in the context of the creative economy will be taken. This review serves as the basis for analysis of the games industry after all this sector is inserted in the field of the creative economy. Right after, the mechanisms through which the gaming market is structured are displayed, both in Brazil and in the world, regarding the processes of development, production and marketing. Finally we will analyze the current situation of the industry through some major actors such as associations, government and poles and incubators that focus on the development of games. The conclusion, achieved through the proposed analysis, will be that the digital games industry is growing above the rate of growth of the industry in general, and also above the rate of growth of the creative industries. Also denote that this industry can support and promote inclusive development and sustainable. Para tanto, políticas públicas criadas pelo governo, maior organização e articulação entre as empresas e aumento na taxa de formação de profissionais direcionados a esta indústria serão essenciais. Despite this, Brazil is still far from becoming a reference and gain a relevant position in the international arena. To this end, public policies created by government, better organization and coordination between companies and increased rate of formation of professionals will be essential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInteractive softwareen
dc.subjectSocioeconomic developmenten
dc.titleUma investigação sobre o mercado de games à luz da economia criativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935141pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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