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dc.contributor.advisorKoch, Walterpt_BR
dc.contributor.authorAltenhofen, Cleo Vilsonpt_BR
dc.date.accessioned2015-01-27T02:13:09Zpt_BR
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109237pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação enquadra-se na linha de pesquisa Sociolinguística do bilinguismo. Sua preocupação central foi estudar o papel e significado da aprendizagem do português nas relações sociais dos membros de uma comunidade rural bilíngue de descendentes de migrantes alemães no Rio Grande do Sul, mais precisamente Harmonia, distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos membros desses grupos minoritários na aprendizagem do código oficial da maioria, bem como os equívocos advindos desse fato, partiu-se do pressuposto básico de que a compreensão de como uma comunidade dessas se estrutura em torno do bilinguismo deve constituir o ponto de partida primordial de qualquer discussão da melhoria do ensino a crian9as de minorias técnica. Para compreender, portanto. este fato em Harmonia, baseou-se a pesquisa na noção de "comunidade” como um sistema Social estruturado segundo um certo número de regras e valores. A análise das relações nesse sistema orientou-se pelo modelo de redes de comunicação, o qual mostrou ser um construto analítico bastante eficaz. Com isso, teve-se a oportunidade de desenvolver uma metodologia que pudesse ser aplicada a compreensão também de outras comunidades bilíngues afins. Ao final, o estudo revelou relações estreitas entre a aprendizagem do português e a manutenção ou uso do alemão local (uma variante de Hunsrückisch) que muito afetam o comportamento linguístico dos membros da comunidade bilíngue uma vez que se atribuem valores e papéis sociais distintos a ambos os códigos envolvidos. O estudo encerra com algumas sugestões para o ensino de portuguesa essas minorias, além de oferecer subsídios para uma politica cultural mais justa e adequada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingüismo (língua portuguesa e língua alemã) : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBilingüismo : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectVariação linguística : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectVariantes : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa : Ensinopt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectTesept_BR
dc.titleA aprendizagem do português em uma comunidade bilingüe do Rio Grande do Sul : um estudo de redes de comunicação em harmoniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000024978pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1990pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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