Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorLópez, Andrea Mariana Morerapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-23T02:16:30Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109197pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda processos criativos interativos entre música e dança. Sua proposta é gerar recursos criativos de composição coreográfica através do diálogo com processos composicionais e interpretativos oriundos da música. Tais recursos emergem de análises musicais de partituras e gravações, acrescidas de interpretações e adaptações de conceitos que potencializem a criação coreográfica, num constante trânsito entre a teoria e a prática. Para tanto, o trabalho é também constituído por um desdobramento prático: a criação de uma obra musical para piano e uma coreografia de dança solo, ambas de minha autoria. Tais composições, musical e coreográfica, foram pensadas como um todo que nunca está completamente fechado, permitindo aprofundar as experimentações e enriquecendo as possibilidades de jogo neste vínculo possível entre música e dança. Para isto foram mantidas pequenas aberturas na estrutura composicional, onde as sutilezas da interação entre corpo e som podem lidar com o improviso, com o encontro e com o desencontro. A abordagem metodológica foi construída imbricando a própria criação ao registro das informações sobre a criação, seguindo a ideia de “bricolagem” de metodologias, característica da pesquisa em artes (FORTIN, 2006). Esse é um caminho de produção teórica que surge da articulação da produção artística e da reflexão crítica sobre a mesma.pt_BR
dc.description.abstractThis work is dedicated to a creative process interaction between music and dance. Its purpose is to generate creative resources for choreographic composition from a dialogue with compositional and interpretive processes derived from music. These resources emerge from musical analysis of scores and recordings, plus interpretations and adaptations from concepts that potentiate choreographic composition, all in a constant transit between theory and practice. To achieve that purpose, this text is complemented by a further development in creative praxis, which is the composition of a musical work for piano and a choreography for a solo dance, both of my authorship. These compositions, musical and choreographic, were conceived as a whole that is never completely closed, allowing for further experimentations and playing possibilities in this possible connection between music and dance. Therefore, some structural gaps were left in the composition, where subtleties of the interaction between body and sound may deal with with improvisation, engagement and disengagement. The methodological approach was developed under the imbrications between the creative process itself and the assemblage of information concerning this process, following the concept of methodological bricolage so characteristic of artistic research (Fortin, 2006). This is a path of theoretical production through articulation of artistic production and critical reflection about it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectChoreographic compositionen
dc.subjectCreative processen
dc.titleO percurso de um instante : da criação musical à criação coreográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000950379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples