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dc.contributor.authorVenzke, Claudio Sennapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:28Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108690pt_BR
dc.description.abstractAs características da sustentabilidade socioambiental têm um efeito profundo no modo como as instituições acadêmicas devem gerar conhecimento para incluí- -la nos seus objetivos, pois, dentre os papéis da academia, destaca-se a geração de pesquisa interdisciplinar e de conhecimento científico, baseada na resolução de problemas na sociedade. Neste ensaio argumenta-se que as instituições brasileiras de ensino que formam administradores necessitam ampliar a base epistemológica atual para serem capazes de resolver, de modo mais completo, as questões relacionadas à sustentabilidade socioambiental. Dessa forma, o objetivo é de refletir sobre o processo para a geração de arranjos de conhecimentos voltados à inserção da sustentabilidade socioambiental nos cursos de Administração brasileiros, procurando avançar em relação às pesquisas já desenvolvidas sobre o tema, tendo-as como base. Foram analisados artigos da literatura nacional e internacional que tratam do tema, buscando identificar a situação atual da inserção da sustentabilidade na formação dos administradores. O escopo teórico que embasa este artigo está focado no pensamento complexo, conforme a visão de Edgar Morin. Assim, este artigo busca relacionar as ideias sobre complexidade com proposições de autores que visualizam as relações entre as estruturas e os processos, visando propor bases para a construção de arranjos no conhecimento para a sustentabilidade, com características pluralistas e reflexivas, para os cursos brasileiros de administração. A contribuição que se espera com este artigo para a prática da administração é fornecer um ponto inicial de reflexão, necessitando, para sua continuidade, buscar com os diferentes atores, que pensam e executam o ensino e a pesquisa em administração, percepções e conhecimentos sobre a construção deste caminho em direção à inserção da sustentabilidade socioambiental na formação dos administradores brasileiros, de forma plural e reflexiva. Como implicações sociais deste trabalho e seus impactos na sociedade, espera-se propor diferentes caminhos para atender os problemas complexos da realidade, relacionando-se com um mundo dinâmico e interdependente, gerando um conhecimento plural, que se harmonize com as complexas mudanças que estão ocorrendo neste mundo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRam. São Paulo. Vol. 14, n. 3 (maio/jun. 2013), p. 26-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdministradorpt_BR
dc.titleCaminhos e desafios para a inserção da sustentabilidade socioambiental na formação do Administrador brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000894704pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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