Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental
dc.contributor.advisor | Souza, Sônia Beatriz Cócaro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Chaves, Luciano Bitello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T02:17:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107828 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da implantação do Programa de Saúde da Família, tornou-se necessário estabelecer novas formas de interação entre os usuários e os profissionais de saúde. Isto porque, neste programa, a lógica da assistência foi subvertida à realidade de quem se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se premente buscar alternativas ao modelo hospitalocêntrico vigente, até então, no país. Esta pesquisa procurou estruturar, através de uma revisão de literatura, a construção de um protótipo do aparelho circulatório e o seu benefício no ensino e problematização da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), vindo a reforçar, dessa forma, os princípios de universalidade, eqüidade e integralidade que regem as ações de saúde. Como resultado constatou-se que as iniciativas nesta direção ainda são incipientes, em virtude da prevalência de trabalhos de conteúdo prescritivo e unidirecional. Procurou-se demonstrar que a construção de tal equipamento está uníssona com o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca da (HAS), podendo proporcionar uma melhor caracterização dos agravos à saúde advindos desta síndrome, funcionalidade e integração entre as pessoas e as terapêuticas ofertadas. Registra-se também que a continuidade de ações no intuito de traduzir e problematizar as práticas de saúde exerce o efeito de consolidar o SUS como filosofia e prática de assistência, em detrimento de outras que tão logo reproduzem a ordem estabelecida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Hipertensão arterial sistêmica | pt_BR |
dc.title | Hipertensão arterial : uma abordagem educativa através de um protótipo experimental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000647020 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License