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dc.contributor.authorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Fernanda Cardoso dept_BR
dc.contributor.authorSchlatter, Margaretept_BR
dc.date.accessioned2014-11-20T02:15:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1677-9770pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107175pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, temos o objetivo de discutir materiais didáticos elaborados para o ensino de língua adicional a fim de propor algumas orientações para a análise e para a criação de tarefas pedagógicas com base na concepção de uso da linguagem como modo de ação social na modalidade a distância. Para tanto, foram analisadas todas as tarefas das cinco unidades didáticas que constituem o Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio (CEPI-Português), um curso de Português online para estudantes de universidades Latino Americanas que farão intercâmbio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, no semestre subsequente ao da realização do curso. Ao examinarmos as tarefas que compõem as unidades, enfocamos (a) a adequação das unidades didáticas aos objetivos propostos no curso, (b) a operacionalização dos pressupostos teóricos e (c) a adequação das tarefas à modalidade a distância. Apresentamos exemplos de tarefas que foram consideradas adequadas, parcialmente adequadas e inadequadas e, dessa forma, conferimos concretude aos critérios utilizados para que possam orientar a elaboração de materiais didáticos para cursos online afiliados à concepção adotada.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to study online additional language teaching materials aiming at proposing guidelines for the analysis and for the design of pedagogical tasks based on the concept of language use as a form of social action. The analysis focused on the tasks that constitute the five teaching units of the Spanish-Portuguese Course for Exchange Students (CEPI-Portuguese), designed to prepare Latin American undergraduates for their academic experience as exchange students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brazil. The teaching materials were analyzed according to (a) the adequacy of the lessons designed (in terms of themes, genres and sequence of tasks) to the course objectives, (b) the adequacy of the tasks (in terms of genres, interaction and linguistic resources) to the theoretical assumptions of the course concerning language use and collaborative learning, and (c) the appropriateness of the task (tools used) to online language teaching. Examples of tasks that were considered adequate, partially adequate and inadequate are discussed, and the criteria used in the analysis are proposed as guidelines for the design of instructional materials for online language courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes de lingüística aplicada. Brasília, DF. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2012), f. 103-135pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTask designen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectUso da linguagempt_BR
dc.subjectAdditional language teachingen
dc.subjectLanguage useen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleAnálise de material didático para o ensino de línguas adicionais a distância : reflexões e orientações para o design de tarefas pedagógicaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000944656pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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