Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial
dc.contributor.author | Closs, Lisiane Quadrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-20T02:15:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1827 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107170 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Due to the growing requests demanded from managers within the present context and their role for organizations and society’s importance, a need for broadening management education perspectives is suggested. Business education has been criticized either by scholars that point out the reflection’s importance and by those that emphasize the critical reflection’s role for management learning. A review of Brazilian studies developed in the management learning field corroborate the reflection and the critical reflection’s importance for learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that benefits autonomous thinking and liberates conditioned assumptions regarding the world, others and ourselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Gestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem empresarial | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Gestores : Empresas | pt_BR |
dc.subject | Managers | en |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Management education | en |
dc.subject | Critical reflection | en |
dc.subject | Ética empresarial | pt_BR |
dc.subject | Transformative learning | en |
dc.title | Aprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencial | pt_BR |
dc.title.alternative | Transformative learning : integrating critical reflection in management education and development | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000734557 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)