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dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2014-11-20T02:15:30Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1679-1827pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107170pt_BR
dc.description.abstractDadas as crescentes demandas por aprendizagens exigidas de gestores no atual contexto e a importância de seu papel tanto para as organizações como para a sociedade, sugere-se a necessidade de uma ampliação de perspectivas para a educação gerencial. As instituições de ensino em Administração vêm sofrendo diversas críticas oriundas da corrente gerencialista liderada por Mintzberg, que destaca a importância da reflexão para a aprendizagem gerencial; e da filiada aos Critical Management Studies, que enfatiza o papel da reflexão crítica, passível de estimular uma ampliação de consciência para enfrentar as problemáticas atuais. Em levantamento realizado sobre estudos desenvolvidos no Brasil enfocando a aprendizagem gerencial, corrobora-se a importância da reflexão nos processos de aprendizagem de gestores e a importância do papel da reflexão crítica. Essa última, no entanto, ainda é pouco evidenciada no meio gerencial ou na educação de gestores. Sugere-se que a teoria da aprendizagem transformadora possa contribuir para ampliar as perspectivas da aprendizagem gerencial, a partir do suscitar de reflexões críticas que favorecem o pensamento autônomo, a liberação de pressupostos condicionados sobre o mundo, sobre os outros e sobre si, cruciais para o mundo do trabalho, para a cidadania e para a tomada de decisões morais.pt_BR
dc.description.abstractDue to the growing requests demanded from managers within the present context and their role for organizations and society’s importance, a need for broadening management education perspectives is suggested. Business education has been criticized either by scholars that point out the reflection’s importance and by those that emphasize the critical reflection’s role for management learning. A review of Brazilian studies developed in the management learning field corroborate the reflection and the critical reflection’s importance for learning processes, although the last one is still least evident in business or in management education. It is proposed that transformative learning theory might contribute to management learning, stimulating critical reflection that benefits autonomous thinking and liberates conditioned assumptions regarding the world, others and ourselves, crucial for work, citizenship and for moral decision making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional. Recife, PE. Vol. 6, ed. esp., (nov. 2008), p. 59-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem empresarialpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectGestores : Empresaspt_BR
dc.subjectManagersen
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectManagement educationen
dc.subjectCritical reflectionen
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectTransformative learningen
dc.titleAprendizagem transformadora : integrando a reflexão crítica na formação gerencialpt_BR
dc.title.alternativeTransformative learning : integrating critical reflection in management education and developmenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000734557pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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