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dc.contributor.advisorCláudia Luísa Zeferino Pirespt_BR
dc.contributor.authorVeeck, Sara Soarespt_BR
dc.date.accessioned2014-11-15T02:15:45Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/106969pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe um estudo a respeito do uso da bicicleta na cidade. Buscamos compreender a relação territorial de conflito entre bicicletas, pedestres e motoristas que se dá na cidade de Porto Alegre. O uso da bicicleta aumentou consideravelmente nos últimos anos na capital, e esse crescimento é atribuído a um conjunto de fatores que estão intimamente relacionados, tais como a insatisfação das pessoas com a qualidade do transporte coletivo, os engarrafamentos e as vantagens que o uso da bicicleta proporciona. O referencial teórico metodológico do estudo abrange a lógica de produção da cidade, a cidade vista como um território e o território como um direito do cidadão, discussão sustentada com base em Lefébvre, Gomes e Souza. A monografia se propõe a compreender a percepção dos ciclistas em relação à sua mobilidade pela cidade, analisar a percepção de motoristas e pedestres em relação à mobilidade dos ciclistas e discutir o papel do Movimento Massa Crítica (movimento social que busca, por meio de passeatas mensais, o direito ao uso do território através bicicleta) no planejamento e gestão da cidade. Uma pesquisa de campo foi realizada no método pesquisa-participante, por haver uma relação do entrevistador com o objeto pesquisado, a fim de compreender as concepções dos atores sociais envolvidos e, a partir da análise das respostas, discutir os diferentes pontos de vista dos entrevistados.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to study the use of bicycles within the city. We wanted to comprehend the territorial conflictual relationship between bikes, pedestrians and drivers that happens in Porto Alegre. Bike riders increased considerably in the last few years in the capitol which is due to a combination of factors that are intimately related as for example: the dissatisfaction with the quality of the public system; the terrible traffic and; the advantages that the use of a bike provides. The methodology used for this study includes the city's logical production, the city viewed as a territory and the latter as the citizens' right with the discussion based on Lefébvre, Gomes and Souza. This monograph has the purpose to understand how the bike riders perceive their mobility around the city, to analyze the drivers' and pedestrians' perception of the bike riders' mobility and, to discuss the role of the Critical Mass Movement (a social movement that quest, through monthly mass bicycle rides, the right to use the territory by bicycles) within the city's planning and management. A field research was done through the participative research method with the goal to comprehend the involved social actor's conceptions and, from the data analysis, discuss the different interviewers' viewpoints.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBicycleen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectDisputa de territóriopt_BR
dc.subjectTerritorial disputeen
dc.subjectMassa críticapt_BR
dc.subjectCritical massen
dc.subjectRight to the cityen
dc.titleO uso da bicicleta : mobilidade urbana e disputa de território em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945107pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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