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dc.contributor.advisorJank, Helenapt_BR
dc.contributor.authorCarpena, Lucia Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2007-08-31T05:11:00Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10571pt_BR
dc.description.abstractA tese trata da maneira como Reinhard Keiser (1674-1739) utilizou a flauta doce nas árias de suas óperas, e teve como objetivo principal ampliar o repertório orquestral e vocal com flauta doce. Para tanto, foram estudadas características da ópera no norte da Alemanha, a partir de suas origens, até o início das atividades do Theater am Gänsemarkt, em Hamburgo, onde Keiser trabalhou durante quase toda sua vida. Além disso, são apresentadas considerações a respeito do uso da flauta doce na música dramática dos séculos XVII e XVIII, de modo a compreenderem-se as especificidades propostas por Keiser. A bibliografia sobre o compositor, desde seus contemporâneos até a mais recente, é estudada com o objetivo de compreender o esquecimento e a reabilitação da produção de Keiser e sobretudo para conhecer quais características foram tradicionalmente atribuídas a ele. Por fim, apresenta-se uma discussão do uso da flauta doce nas árias de ópera de Keiser, comparando-as entre si e também com árias de outros compositores, com o intuito de caracterizar e contextualizar o emprego do instrumento, averiguando os procedimentos composicionais adotados. A análise dos dados levantados mostrou que Keiser manteve-se fiel a convenções tradicionais ao mesmo tempo em que as renovou, e ampliou princípios e procedimentos estabelecidos, acrescentando uma nova dimensão à flauta doce na música vocal e orquestral.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis examines how Reinhard Keiser (1674-1739) used the recorder in the arias of his operas. The text presents some aspects of northern german baroque opera, from its origins until the activities in the Theater am Gänsemarkt (Hamburg), where Keiser worked almost his entire life. There are also some considerations about the use of the recorder in 17th and 18th century opera, in order to understand the specific solutions proposed by Keiser. The bibliography about the composer is analyzed from his contemporaries until the most recent authors, to understand the oblivion and the later rehabilitation of Keiser’s work, and, more especially, to know the specific characteristics assigned to him. At the end, the text discusses the use of the recorder in Keiser’s operas in order to characterize and contextualize it, verifying his composicional proceedings. The analysis shows that Keiser, though relying on traditional proceedings, renewed and extended them, giving a new place to the recorder in vocal and orchestral music.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReinhard Keiseren
dc.subjectKeiser, Reinhard, 1674-1739pt_BR
dc.subjectFlauta docept_BR
dc.subjectRecorderen
dc.subjectÓpera barrocapt_BR
dc.subjectBaroque operaen
dc.subjectÓpera alemãpt_BR
dc.subjectGerman operaen
dc.subjectÓperapt_BR
dc.titleCaracterização e uso da flauta doce nas óperas de Reinhard Keiser (1674-1739)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000592970pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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