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dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorSchüler, Rafael Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:17:19Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105141pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2012 passou a vigorar no Estado do Rio Grande do Sul o Ensino Politécnico. A implantação deste projeto causou muita polêmica na comunidade escolar, devido à forma com a qual foi posta em prática, considerada por parte dos professores como autoritária. Os docentes reclamam que não receberam uma formação especializada para o projeto, e muito menos tempo para se adaptarem. Enquanto o governo do estado representado na figura do Secretário de Educação alega ter feito um amplo debate nas escolas durante o ano de 2011. O que chama a atenção neste caso são as posições antagônicas entre as duas partes envolvidas neste projeto, professores e Governo do Estado na forma de Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Usando uma comparação um tanto quanto excêntrica, com o livro “Alice no País das maravilhas”, este trabalho visa com bom humor e otimismo buscar uma conciliação entre, o pensamento mágico, aqui compreendido como aspectos ficcionais presentes no discurso e na teoria proposta pela SEDUC e a realidade do dia a dia vivenciado por professores e alunos na escola. O presente trabalho visa problematizar o papel do ensino da Sociologia dentro de uma proposta de ensino Politécnico. Qual seria o seu papel nesta associação entre os dois pensamentos? Foi possível identificar que é necessária uma profunda reformulação nas estruturas que regem a educação brasileira, desde a organização curricular até a infraestrutura das escolas. Neste sentido, esta mudança talvez passe muito mais pelas nossas mãos do que se possa imaginar. Na medida em que muitos professores de Sociologia estão efetivamente envolvidos com o projeto do Politécnico.pt_BR
dc.description.abstractIn 2012 became effective in the State of Rio Grande do Sul the polytechnic. The implementation of this project caused much controversy in the school community, due to the way in which it was implemented, considered by teachers as authoritative. Teachers complain that they received specialized training for the project, and even less time to adapt. While the state government represented in the figure by the Secretary of Education claims to have a broad debate in schools during the year 2011. Draws attention to this case are the antagonistic positions between the two parties involved in this project, teachers and the State Government as State Secretary of Education (SEDUC). Using a comparison somewhat eccentric, with the book 'Alice in Wonderland', this work aims with good humor and optimism seek a reconciliation, magical thinking, here understood as fictional aspects present in the discourse and theory proposed by SEDUC . And the reality of everyday life experienced by teachers and students in school. This paper intends to discuss the role of teaching sociology within a teaching Polytechnic. What would be your role in this association between two opinions? It was possible to identify that a major overhaul in the structures governing the Brazilian education from the curriculum organization to the infrastructure of schools is required. In this sense, this change may pass through our hands much more than you might imagine. To the extent that many teachers of sociology are effectively involved in the design of the Polytechnic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFurther educationen
dc.subjectEnsino Politécnicopt_BR
dc.subjectDepartment of educationen
dc.subjectSecretaria de Educaçãopt_BR
dc.subjectSchool communityen
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectAlice in Wonderlanden
dc.subjectSociologyen
dc.titleReestruturação do ensino médio : ensino politécnico, a sociologia entre o país das maravilhas e a realidade caóticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940946pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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