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dc.contributor.advisorLima, Luciana Leitept_BR
dc.contributor.authorCorte, Guilherme Daltrozzopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:17:10Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105124pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse trabalho é analisar como se dá a implementação desse programa de qualificação profissional dentro de um contexto multifacetado de atores e instituições. Para fundamentar esse trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, observação e análise a partir da perspectiva bottom-up, e dos modelos organizacionais de implementação propostos por Elmore (1980). Nesse estudo é apresentado uma contextualização da qualificação profissional no Brasil, como também o fluxo de implementação dessa nova política federal. A partir disso, pode-se constatar que os modelos organizacionais propostos por Elmore se fazem presentes muitas vezes juntos dentro das organizações presentes na implementação do Pronatec-Fic. Nesse sentido, a identificação dos problemas através desses modelos cria oportunidades de inovação por parte dos implementadores da política com o objetivo de atingir melhores resultados.pt_BR
dc.description.abstractThe present study has as a theme the implementation of the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) in the state of Rio Grande do Sul. The object of this work is to analyze how it given the implementation of this program of professional qualification inside a context of multifaceted actors and hierarchies. To fundament this work was realized bibliographic surveys, observation and analysis from the bottom-up perspective, as also organization models of implementation proposed by Elmore. In this study it’s presented a contextualization of professional qualification in Brasil, as also the flux of implementation of this new federal policy. From this, it’s possible to affirm that the organization models of implementation proposed by Elmore can be found quite often together in the organizations present in the implementation of Pronatec-Fic. In this way the identification of problems through these models create an opportunity of innovations by the implementers of the policy, with the goal of achieving better results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPronatec-ficen
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectImplementationen
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectModelo organizacionalpt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectOrganization modelsen
dc.subjectPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empregopt_BR
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.titleImplementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPolíticas Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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