Mostrar el registro sencillo del ítem
Implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Lima, Luciana Leite | pt_BR |
dc.contributor.author | Corte, Guilherme Daltrozzo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-31T02:17:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/105124 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse trabalho é analisar como se dá a implementação desse programa de qualificação profissional dentro de um contexto multifacetado de atores e instituições. Para fundamentar esse trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, observação e análise a partir da perspectiva bottom-up, e dos modelos organizacionais de implementação propostos por Elmore (1980). Nesse estudo é apresentado uma contextualização da qualificação profissional no Brasil, como também o fluxo de implementação dessa nova política federal. A partir disso, pode-se constatar que os modelos organizacionais propostos por Elmore se fazem presentes muitas vezes juntos dentro das organizações presentes na implementação do Pronatec-Fic. Nesse sentido, a identificação dos problemas através desses modelos cria oportunidades de inovação por parte dos implementadores da política com o objetivo de atingir melhores resultados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study has as a theme the implementation of the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-Fic) in the state of Rio Grande do Sul. The object of this work is to analyze how it given the implementation of this program of professional qualification inside a context of multifaceted actors and hierarchies. To fundament this work was realized bibliographic surveys, observation and analysis from the bottom-up perspective, as also organization models of implementation proposed by Elmore. In this study it’s presented a contextualization of professional qualification in Brasil, as also the flux of implementation of this new federal policy. From this, it’s possible to affirm that the organization models of implementation proposed by Elmore can be found quite often together in the organizations present in the implementation of Pronatec-Fic. In this way the identification of problems through these models create an opportunity of innovations by the implementers of the policy, with the goal of achieving better results. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pronatec-fic | en |
dc.subject | Políticas públicas de educação | pt_BR |
dc.subject | Implementation | en |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Modelo organizacional | pt_BR |
dc.subject | Public policy | en |
dc.subject | Organization models | en |
dc.subject | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego | pt_BR |
dc.subject | Professional qualification | en |
dc.title | Implementação do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego formação inicial e continuada no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000940977 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)