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dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorGoes, Carlos Robertopt_BR
dc.date.accessioned2014-10-31T02:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105106pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir qual o papel do professor na contemporaneidade, partindo de posturas docentes identificadas em minhas vivências escolares e por meio de bibliografia referente à profissão docente. Nesse sentido, em minha experiência, identifiquei duas perspectivas docentes: um professor utópico que acredita na docência como forma principal de transformar o mundo e outro, um professor desencantado, refém das circunstâncias que permeiam a profissão. Para encontrar alternativas à essas duas formas, utilizei-me de alguns teóricos que abordam a questão da docência: Maurice Tardif, Philippe Perrenoud e António Nóvoa. Por fim, nas considerações apresento a idéia de que as duas formas de docência identificadas por mim possuem aspectos necessários à docência, no entanto é preciso encontrar o equilíbrio desses e valer-se dos conhecimentos teóricos já elaborados para a efetivação de uma pratica benéfica a todos, especialmente aos professores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.titleO ser professor na contemporaneidade : entre a utopia de mudar o mundo e o desencantamento com a realidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940777pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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