Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBlanck, Mery Rose de Mellopt_BR
dc.contributor.authorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-11T02:11:49Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0080-2107pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104486pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa em que se objetivou investigar a aplicabilidade do método L.E.SCAnning em empresas sociais de economia peer-to-peer (P2P). A motivação partiu da ideia de a autossustentabilidade ser, a longo prazo, um dos maiores desafios das organizações, especialmente aquelas lastreadas na economia social, dentre elas, as empresas P2P. No entanto, empresas sociais são potencialmente negócios dinâmicos e progressistas com os quais o mercado empresarial poderia aprender, uma vez que experimentam e inovam. Partindo exatamente desse espírito inovador, muitas empresas sociais voltaram-se para o modelo crowdfunding de economia P2P, que se configura como tendência emergente de organização colaborativa de recursos na Web. Sob esse prisma, um dos novos desenvolvimentos em gestão que se aplicam à atividade de organizações com enfoque sistêmico é a prática da Inteligência Estratégica Antecipativa Coletiva (IEAc). Nesse sentido, no estudo de caso investigou-se a empresa social francesa Babyloan para compreender de que maneira a organização busca, monitora e utiliza a informação captada do meio externo para sua atuação, prototipando, com base nesse diagnóstico, a aplicação de um ciclo do método L.E.SCAnning. Os resultados deste estudo sugerem que o entendimento pragmático do cenário externo, por meio da IEAc, favorece decisões que trazem uma marca de empreendedorismo e inovação, e tem no universo da economia social P2P, ambiente fortemente baseado em percepção, um impacto potencial significativo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a qualitative study that investigated the applicability of L.E.SCAnning method to social economy enterprises peer-to-peer (P2P). The motivation came from the idea of being long-term selfsustainability one of the biggest challenges to be faced by organizations; especially those backed by the social economy, among them, the P2P companies. But social enterprises are potentially dynamic and progressive business with which the business market could learn, as experimental and innovative. From exactly this spirit of innovation, many social enterprises have turned to the crowdfunding P2P model of economy, which is configured as an emerging trend in collaborative organization of resources on Web. In this light, one of the new developments in management that is applicable to organizations with systemic approach is the practice of Strategic Intelligence, particularly the Anticipative and Collective Strategic Intelligence Method (IEAc). Thus, this case study investigated the French social enterprise Babyloan to understand how the organization seeks, monitors and utilizes the information captured from the external environment to its performance, prototyping, based on this diagnosis, the application of one cycle of L.E.SCAnning method. The results suggest that the pragmatic understanding of the external environment through IEAc favors decisions that bring a mark of entrepreneurship and innovation, and has in the world of P2P social economy, environment strongly based on perception, a significant potential impact.en
dc.description.abstractEste artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa que analizó la aplicabilidad del método L.E.SCAnning en empresas sociales de economía peer-to-peer (P2P). La motivación partió de la idea de que la autosustentabilidad a largo plazo es uno de los mayores desafios que enfrentan las organizaciones, en especial las que están basadas en la economía social, y entre ellas, las empresas P2P. Pero las empresas sociales son potencialmente negocios dinámicos y progresistas con los cuales el mercado epresarial podría aprender, ya que experimentan e innovan. Partiendo exactamente de ese espíritu innovador muchas empresas sociales se han volcado al modelo crowdfunding de economía P2P, que se configura como una tendencia emergente de organización colaborativa de recursos en la Web. Bajo ese prisma, uno de los nuevos desarrollos en gestión que se aplica a la actividad de las organizaciones con enfoque sistémico es la práctica de la Inteligencia Estratégica Anticipativa Colectiva (IEAc). En ese sentido, este estudio de caso investigó la empresa social francesa Babyloan para entender de que manera la organización busca monitorea y utiliza la información captada del ambiente externo para su actuación, estandarizanadobasándose en ese diagnóstico la aplicación de un ciclo del método L.E.SCAnning. Los resultados de este estudio sugieren que el entendimiento pragmático del ambiente externo, por medio de la IEPC favorece decisiones que traen una marca de emprendedurismo e innovación, y tienen, en el universo de la economía social P2P, ambiente fuertemente basado en percepción, un impacto potencial significativo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração. São Paulo. Vol. 49, n. 1 (jan./mar. 2014), p. 188-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntelligenceen
dc.subjectInteligência estratégica antecipativapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectAnticipative and collective strategic intelligenceen
dc.subjectSocial entrepreneurshipen
dc.subjectP2P lendingen
dc.subjectCrowdfundingen
dc.subjectInteligencia estratégica anticipativa colectivaes
dc.subjectEmprendedurismo sociales
dc.subjectPréstamo P2Pes
dc.titleInteligência estratégica antecipativa coletiva e crowdfunding : aplicação do método L.E.SCAnning em empresa social de economia peer-to-peer (P2P)pt_BR
dc.title.alternativeStrategic environmental scanning and crowdfunding : applying the L.E.SCAnning method to a social enterprise of the peer-to-peer (P2P) economyen
dc.title.alternativeInteligencia estratégica anticipativa colectiva y crowdfunding : aplicación del método L.E.SCAnning en empresa social de economía peer-to-peer (P2P)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000929632pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples