Formação discursiva e autoria na produção e na circulação de arquivos
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obr ...
Neste artigo, discuto arquivo sob dois olhares: primeiramente, sob sentidos já-lá, como objeto já-conhecido, seja ele composto de matéria física ou de bits; a seguir, como noção teórico-metodológica, a partir de Derrida, Foucault e Pêcheux. Como objeto, discuto-o em sua presença no cotidiano, ressaltando questões que se impõem pelo advento do ciberespaço. Como noção, coloco-o em relação com outras duas noções: a de formação discursiva e a de autoria. A fim de ilustrar a discussão, cito três obras artísticas contemporâneas – de Erik Kessels, de Eva e Franco Mattes, e de Hasan Elali. O objetivo é observar o funcionamento da autoria na construção e no movimento do arquivo em relação à formação discursiva. ...
Abstract
I discuss archive from two points of view in this article: the first one considering the meanings which are already-there, as an already-known object, composed whether of physical material or bits, and then as a theoretical and methodological notion based on Derrida, Foucault and Pêcheux. As an object, I discuss it based on its presence in the everyday life, emphasizing issues which are imposed by the advent of cyberspace. As a notion, I relate it with two other notions: discursive formation an ...
I discuss archive from two points of view in this article: the first one considering the meanings which are already-there, as an already-known object, composed whether of physical material or bits, and then as a theoretical and methodological notion based on Derrida, Foucault and Pêcheux. As an object, I discuss it based on its presence in the everyday life, emphasizing issues which are imposed by the advent of cyberspace. As a notion, I relate it with two other notions: discursive formation and authorship. In order to illustrate the discussion, I present three contemporary artworks by Erik Kessels, Eva and Franco Mattes, and Hasan Elali. The aim is to observe the way the authorship works in the construction and in the movement of the archive, as a slip or a displacement in relation to the discursive formation. ...
Contido em
Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 11 (2014), p. [32]-40
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License