Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Lizete Dias dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Andréa Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-03T02:20:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102327pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda a relação entre o Museu Julio de Castilhos e a imprensa porto- alegrense no período de 1974-1980. O estudo justifica-se pelo ineditismo dos jornais como fontes para o estudo de Historia Institucional, da Museologia e pela comunicação museológica para além da expografia. Analisou-se o conteúdo de 254 notícias publicadas nos periódicos: Correio do Povo, Diário de Notícias, Folha da Manhã, Folha da Tarde, Jornal do Comércio e Zero Hora através das Teorias da Comunicação: o Agendamento e a Espiral do Silêncio. Os conteúdos publicados pelas notícias trouxeram visibilidade ao Museu e mostraram duas estratégias de divulgação institucional: o Trem da Cultura e o Cinema no Museu. Considerou-se que estes projetos e as demais publicações nos jornais valorizaram a imagem da instituição. Porém, não trouxeram mudanças transformadoras nem sobre o olhar e nem nas impressões do que foi publicado sobre o Museu, que permaneceu com seu papel social tradicional e vinculado às intencionalidades estatais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the relationship between ‘Julio de Castilhos’ Museum and the press of the municipality of Porto Alegre in the period 1974-1980. The study is justified by the novelty of newspapers as sources for the study of Institutional History, of Museology and of the museum communication beyond expography. We analyzed the contents of 254 articles published in the following journals: ‘Correio do Povo’, ‘Diário de Notícias’, ‘Folha da Manhã’, ‘Folha da Tarde’, ‘Jornal do Comércio’ and ‘Zero Hora’ through the Communication Theories: Scheduling and the Spiral of Silence. The contents published by the news brought visibility to the museum and showed two strategies of institutional disclosure: the Culture Train and Cinema in the Museum. It was considered that these projects and other publications in newspapers added value to the image of the institution. However, they did not bring about transformative changes neither about its image nor about the impressions of what was published about the Museum, which remained with its traditional social role and linked to state intentions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject‘Julio de Castilhos’ museumen
dc.subjectImprensa : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectMuseu Júlio de Castilhospt_BR
dc.subjectPressen
dc.subjectMilitary dictatorshipen
dc.subjectCommunication theoriesen
dc.subjectCulture trainen
dc.subjectCinema in the museumen
dc.titleFazer crer, fazer sentir : o Museu Julio de Castilhos na imprensa porto-alegrense (1974-1980)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000932163pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem