Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Aliriane Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-03T02:20:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102312pt_BR
dc.description.abstractAnalisa de que forma as bibliotecas públicas do Estado do Rio Grande do Sul estão representadas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), lançado em 2013 como política pública construída de forma colaborativa entre Estado e sociedade civil. O estudo teve uma abordagem qualitativa, com a finalidade de compreender o fenômeno dentro de um contexto. Utiliza a técnica de Análise de Conteúdo para chegar ao objetivo proposto, assim, aplica sobre o texto do PELLL as fases de pré-análise, exploração do material, codificação, categorização e tratamento dos resultados. As etapas do estudo foram divididas em: Leituras iniciais; Memorandos; Codificação/categorização e Redação final. Trabalha as duas partes distintas no Plano: parte 1 e parte 2, onde a parte 1 corresponde à apresentação, introdução, justificativa, princípios norteadores, objetivos e diagnóstico, e a parte 2 corresponde aos quatro eixos e suas respectivas ações. Através da análise do conteúdo, identifica, na dimensão filosófica do Plano (parte 1), as categorias SILENCIO e MICROFONIA relacionadas, respectivamente, com a recorrente ausência e com a confusão e equívocos no uso de conceitos relacionados às bibliotecas públicas. Analisa o reflexo destas duas categorias na parte 2 do Plano (eixos e ações) trazendo destacados em quadros, os trechos e termos principais que nortearam a classificação dos itens do PELLL. Infere, pelas categorias encontradas, que não houve um amadurecimento nas discussões acerca das bibliotecas públicas e sua presença no Plano. Levanta o questionamento sobre a participação dos bibliotecários nesta construção. Verifica que o texto do PELLL não têm coerência com relação à abordagem das bibliotecas públicas e não as vê com a prioridade e importância que a teoria preconiza. Conclui que, apesar de ser uma conquista e iniciativa fundamental na política cultural gaúcha, o PELLL, diante do atraso do Rio Grande do Sul, se mostra como insuficiente para viabilizar um avanço significativo para as bibliotecas públicas do Estado (municipais e estaduais). Propõe como ações: a realização de um efetivo diagnóstico sobre estas instituições, a ampliação da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Publicas, a realização de concurso público para bibliotecários, o planejamento e implementação de microrregiões bibliotecárias no Estado, a retomada de grupos de trabalho/estudo com bibliotecários e demais profissionais que trabalhem (ou que tenham interesse) na área, e uma discussão efetiva sobre uma politica pública específica para bibliotecas públicas tendo como norteadoras as propostas apresentadas na 3ª Conferencia Estadual de Cultura de São Paulo pelo Movimento Advocacy em Bibliotecas Públicas de Osasco.pt_BR
dc.description.abstractExamine how public libraries are represented in Plan of the Book, Reading and Literature (PBRL) in the state of Rio Grande do Sul, launched in 2013 as a public policy constructed collaboratively between state and civil society. The study had a qualitative approach searching understand the phenomenon in a context. Uses the technique of Content Analysis to reach the proposed objective thus applies on the text of PELLL phases of pre-analysis, material exploration, coding, categorizing and processing of results. Stages of the study were divided into: initial readings; notes; encoding/categorization and final writing. Works two distinct parts in the Plan: part 1 and part 2, where part 1 is the presentation, introduction, justification, guiding principles, goals and diagnostic, and the second part corresponds to the four axes and their respective actions. Through content analysis, identifies in the philosophical dimension of the Plan (part 1) two categories SILENCE and MICROFONY related, respectively, with absence and with the confusion and misunderstanding in the use of concepts related to public libraries. Analyzes the reflection of these two categories in part 2 of the Plan (axes and actions) and brings, featured in frames, excerpts and terms that guided the classification of items PELLL. Infers, through the categories found, that there was no a maturing in discussions of public libraries and their presence in the Plan. Raises a question about the participation of librarians in this construction. Verifies that the text of PELLL have no consistency with regard to the approach of public libraries and does not see the priority and importance of the theory advocates. Concludes that, despite being a important initiative and achievement in the cultural policy, PELLL against the delay of Rio Grande do Sul, showed as insufficient to make possible a significant step forward for public libraries of the state. Proposes actions as: conducting a effective diagnostic on these institutions, the expansion of the State System of Public Libraries team, conducting the public tender for librarians, planning and implementation of “micro-regional librarian system" in the state, the resumption of work groups/study of librarians and other professionals who work (or have interest) in the area, and an effective discussion of a specific public policy for public libraries, having guiding the proposals in the 3rd State Conference of Culture of São Paulo by Advocacy Movement Libraries public of Osasco.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectPublic librariesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectState plan of the booken
dc.subjectReadingen
dc.subjectLiteratureen
dc.titleUma música ao longe : bibliotecas públicas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura : lado Bpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935004pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples