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dc.contributor.advisorSelau, Lisiane Priscila Roldãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Luiz Andriotti dapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-28T02:11:08Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102012pt_BR
dc.description.abstractA cada dia, mais dados são armazenados por computadores cada vez mais poderosos e capazes de processar muita informação. Com isso, cresce a necessidade de utilizar toda essa informação no processo de tomada de decisão. Estima-se que 80% da informação que uma organização dispõe esteja no formato de texto. Além disso, o advento das redes sociais na web possibilitou um ambiente virtual em que milhões de usuários publicam dados pessoais, opiniões e preferências, tornando-se uma fonte preciosa de informação. Diante desse cenário, a descoberta de conhecimento em texto torna-se uma ferramenta importante para extrair informação a partir de bases textuais sem a necessidade de leitura. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem de Text Mining com as fases que compõem o processo, desde a extração até a análise dos dados, e mostrar uma aplicação da técnica com dados do Twitter. Utilizando o software R, foram extraídas as publicações do Twitter da Zero Hora – jornal local – num período de quase 3 meses, e foi construída uma nuvem de palavras com os termos mais frequentes. E, através da técnica de Clustering, os tweets foram agrupados conforme seus assuntos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSoftware estatísticopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleText Mining, um estudo a partir da rede social Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933229pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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