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dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorBauer, Carlos Afonsopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-23T02:16:17Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101738pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleSer e fazer docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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