Ser e fazer docente
dc.contributor.advisor | Fonseca, Denise Grosso da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bauer, Carlos Afonso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-23T02:16:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/101738 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | Ser e fazer docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000933364 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License