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dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorPires, Jordana Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2014-08-23T02:16:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101730pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos percebemos que as crianças estão bem mais concentradas em suas casas e já não utilizam mais os espaços externos, como ruas e praças, para brincar. Alguns dos motivos para o recolhimento às suas casas são o avanço da tecnologia e a falta de segurança nos ambientes públicos. Com isso, as crianças deixam de realizar tarefas que necessitem de movimento corporal, ficando mais tempo paradas em frente a videogames e computadores. É extremamente importante que as crianças realizem atividades físicas, pois além do propósito de desenvolvimento físico e mental, participar de atividade física, do ponto de vista de uma criança pequena, é uma maneira divertida de aprender e crescer. Sendo assim, a escola configura-se como grande responsável em oportunizar tempo e espaço para as crianças movimentarem-se de forma adequada. Em muitas delas, principalmente da rede estadual de ensino, os profissionais que estão disponíveis para trabalhar a Educação Física com as crianças que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental são professores formados em pedagogia e/ou magistério (unidocentes). Neste contexto, surgiu-nos o questionamento sobre quão preparados estão os professores unidocentes para cumprir essa tarefa. Assim, o presente estudo teve por objetivo geral compreender as concepções de Educação Física dos professores unidocentes em relação à prática pedagógica desenvolvida na escola. Como objetivos específicos: a) conhecer as concepções de Educação Física dos professores unidocentes em relação às aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) analisar as práticas pedagógicas de Educação Física desses professores junto às turmas. Participaram da investigação seis professoras unidocentes de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a entrevista semi-estruturada e a observação direta das aulas de Educação Física. Embora todas as professoras considerem as aulas de Educação Física importantes para o desenvolvimento das crianças, nem todas ministram essas aulas. Dentre as que ministram, as metodologias utilizadas são bastante variadas. A falta de materiais é um aspecto que, segundo as entrevistadas, impede ou dificulta a sua prática pedagógica nesse componente curricular. E, por fim, devido ao fato de não terem tido uma formação que tenha contemplado um conhecimento aprofundado sobre a Educação Física escolar, indicam o licenciado em Educação Física como o profissional adequado para trabalhar com essas aulas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleO discurso e a prática pedagógica em educação física de professores unidocentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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