Navegação Teses e Dissertações por Autor "Golbert, Clarissa Seligman"
Resultados 1-7 de 7
-
Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro : um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano
Sperafico, Yasmini Lais Spindler (2013) [Dissertação]Este estudo situa-se no campo da aprendizagem da Matemática. O objetivo da pesquisa aqui proposta foi identificar a existência de relação entre a competência cognitiva, o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão ... -
Desempenho matemático, problemas matemáticos aditivos e memória de trabalho : um estudo com alunos de 4ª série do ensino fundamental
Machado, Rita de Cassia Madeira (2010) [Dissertação]Este estudo analisa a relação entre desempenho matemático (DM), memória de trabalho (MT) e desempenho na resolução de problemas matemáticos aditivos (RPMV) em alunos de 4ª série do Ensino Fundamental. O objetivo desta ... -
Esquemas multiplicativos : as origens da multiplicação em alunos do ensino fundamental
Golbert, Clarissa Seligman (2005) [Tese]Trata-se de um estudo desenvolvido com o objetivo de esclarecer a construção de esquemas multiplicativos em alunos do Ensino Fundamental, tendo em vista o aprimoramento da aprendizagem da matemática. Justifica-se a preocupação ... -
Funções neuropsicológicas e desempenho matemático : um estudo com crianças de 2ª série
Maia, Viviane (2010) [Dissertação]A presente pesquisa centra-se no estudo das relações entre memória de curto prazo, memória de trabalho, velocidade de processamento, processamento visuoespacial, funções executivas, atenção seletiva e alternada e desempenho ... -
Metacompreensão da leitura : um estudo da competência e compreensão da leitura em alunos do ensino fundamental
Silva, Silas Ferraz da (2012) [Dissertação]Este trabalho objetivou verificar a relação entre a compreensão da leitura e alguns dos processos envolvidos no ato de ler, tais como: a competência de leitura, a fluência verbal, o uso de estratégias metacompreensivas e ... -
Processos cognitivos e desempenho escolar em adolescentes : desempenho matemático, executivo central da memória de trabalho e raciocínio lógicomatemático
Vaitses, Vivian Denise Cazerta (2011) [Dissertação]Esta pesquisa investiga processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Para isso, compara-se o desempenho acadêmico, o desempenho matemático, o executivo central da memória de trabalho e o raciocínio lógico-matemático ... -
Raciocínio quantitativo e memória de trabalho na aprendizagem matemática : um estudo comparativo entre grupos
Maluf, Joanne Lamb (2010) [Dissertação]Esta pesquisa situa-se no campo dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da matemática. Procurou-se avaliar a relação entre o raciocínio quantitativo e a memória de trabalho na aprendizagem da matemática em 30 ...