• Ambientes virtuais sua importância em uma aprendizagem significativa 

      Vale, Marcelo Gomes (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Trata-se de um estudo de caso que se dedicou à busca de uma metodologia de ensino apoiada em um ambiente virtual de ensino (AVA), de forma a comprovar e permitir uma aprendizagem concreta e significativa. O AVA MOODLE ...
    • A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem 

      Leite, Silvia Meirelles; Behar, Patrícia Alejandra (2007) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e ...
    • Cooperative object manipulation in collaborative virtual environments 

      Pinho, Marcio Serolli; Bowman, Doug A.; Freitas, Carla Maria Dal Sasso (2008) [Artigo de periódico]
      Cooperative manipulation refers to the simultaneous manipulation of a virtual object by multiple users in an immersive virtual environment (VE). In this work, we present techniques for cooperative manipulation based on ...
    • Da descrição dos usos da língua ao ensino da tradução : combinatórias textuais em língua alemã e implementação do ambiente VirtuaLern 

      Leipnitz, Luciane (2010) [Tese]
      Esta pesquisa descreve combinatórias textuais em torno de compostos nominais em língua alemã através da exploração dos corpora do banco de dados de coocorrências do Projeto Cosmas (Corpus Search, Management and Analysis ...
    • Dispositivos de imersão em ambientes de realidade virtual 

      Thomaz, Andrei Rubina; Maraschin, Cleci; Zaniol, Elisângela; Schuch, Eny Maria Moraes (2005) [Artigo de periódico]
      A partir da interação de 15 sujeitos adultos em três ambientes de Realidade Virtual identificaram-se nove modos de ação potencialmente promotores da sensação de imersão. O trabalho fundamenta-se na Biologia do Conhecer ao ...
    • EccoLogos : autoria coletiva de documentos 

      Martins, Ademir da Rosa (2004) [Artigo de periódico]
      O processamento de textos é uma das atividades mais utilizadas no uso que se faz dos computadores. Com a ampla utilização da Internet muitas aplicações têm se adaptado e migram suas interfaces para a Web. A necessidade de ...
    • Escola & pesquisa : sentidos de um encontro possível 

      Remião, Joelma Adriana Abrão (2009) [Dissertação]
      Esta dissertação se insere, entre as discussões no campo educacional, na temática que trata da formação continuada do professor no espaço de trabalho. E, mais especificamente, destaca o modo de inserção da pesquisa na ...
    • Ética e teoria das representações sociais : uma discussão a partir da Ciência da Informação 

      Massoni, Luis Fernando Herbert; Morigi, Valdir Jose (2017) [Artigo de periódico]
      Reflete sobre o uso acadêmico de informações produzidas pelos cidadãos em ambientes virtuais nas pesquisas de representações sociais. Aborda alguns aspectos éticos relacionados ao uso dessas informações, especialmente no ...
    • Laim em AVAs : sugestões de atividades 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Artigo de periódico]
      Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções ...
    • Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais 

      Severo, Carlos Emilio Padilla; Passerino, Liliana Maria; Gluz, Joao Carlos; Raminelli, Álvaro (2011) [Artigo de periódico]
      Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. Os indícios são a base para identificação ...
    • Rede virtual de aprendizagem na educação continuada de professores 

      Rigo, Rosa Maria; Marques, Luciana Fernandes (2016) [Artigo de periódico]
      Este artigo traz uma experiência vivenciada a partir de uma ação de extensão realizada na plataforma Moodle da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada Rede de professores: Espiritualidade e resgate de saberes ...