Navegação por Assunto "Tomada de consciência"
Resultados 1-19 de 19
-
A abertura de um espaço-tempo para reflexão com os professores : efeitos no fazer pedagógico e no modo como descrevem sua prática
(2005) [Dissertação]O presente estudo trata dos movimentos de ação e reflexão de um grupo de professores, tendo como proposta a apropriação de ferramentas tecnológicas e metodológicas na busca de novas práticas educativas. O estudo visa a ... -
Aprendizagem de história e tomada de consciência das relações espaço-temporais
(2003) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo promover situações de aprendizagem de História em 5a. série do Ensino Fundamental. Investiga a dificuldade de compreensão dos conteúdos de História constatados pela pesquisadora em sua ... -
Aprendizagem num contexto de educação a distância : impactos na formação de professores
(2010) [Dissertação]Essa pesquisa investiga os impactos da proposta teórico-metodológica da interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II sobre o processo de reconstrução e tomada de consciência das concepções ... -
As arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, e as possibilidades de (re)construção de novas práticas
(2023) [Tese]A presente pesquisa objetivou investigar de que forma as arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, vivenciadas em um curso a distância, foram compreendidas e reconstruídas pelas alunas-professoras durante o estágio ... -
Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
(2016) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ... -
A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2008) [Dissertação]Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo ... -
O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
(2004) [Tese]Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral ... -
Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
(2014) [Dissertação]Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências ... -
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
(2021) [Artigo de periódico]O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir ... -
Estratégias pedagógicas para um Ambiente Multi-agente Probabilístico Inteligente de Aprendizagem - AMPLIA
(2005) [Tese]Este trabalho pretende avaliar se é possível elaborar estratégias pedagógicas com base em modelos de níveis de tomada de consciência e utilizá-las, por meio de agentes inteligentes, em um ambiente de aprendizagem. O ambiente ... -
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
(2019) [Artigo de periódico]O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da ... -
Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas
(2005) [Dissertação]Esta dissertação aborda as construções sociocognitivas de sujeitos adultos durante o processo de alfabetização, em ambiente alfabetizador, entendido como espaço físico e social que promove interações. A proposta pedagógica ... -
Objeto de Aprendizagem Trabalho com Projetos
(2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
Processos e tomada de consciência e reflexões acerca de valores em jogos de regras de caráter coletivo
(2011) [Artigo de periódico]As reflexões apresentadas neste artigo originam-se dos estudos e resultados da pesquisa realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS em 2009 e 2010. Este estudo busca investigar a maneira como os estudantes de quinta e sexta ... -
Proposta de aprendizagem de física Rooda Tekton
(2003) [Trabalho completo publicado em evento] -
A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
(2014) [Tese]Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da (re) construção da docência de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir ... -
ROODA TEKTON e aprendizagem de física : uma proposta pedagógica pelo caminho da tomada de consciência
(2003) [Dissertação]A dissertação de mestrado “A Tomada de Consciência Dentro de Uma Proposta Pedagógica de Física” faz parte de uma reflexão sobre minha trajetória como aluna, educadora e pesquisadora. O trabalho empírico foi realizado em ... -
Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
(2021) [Artigo de periódico]O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. ... -
Tomada de consciência sobre o trabalho com projetos a partir da utilização de um objeto de aprendizagem integrado a um ambiente virtual de aprendizagem
(2009) [Tese]Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso que tem como objetivo analisar como ocorre a tomada de consciência de professores em formação continuada sobre o trabalho com projetos educacionais através do Objeto de ...