Navegação por Assunto "Professor : Formação"
Resultados 1-20 de 29
-
-
O cinema e o ser professor : análise sobre a contribuição do cinema nesta construção
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma o cinema pode influenciar na constituição do ser professor, tendo como objetivos específicos: Analisar pesquisas que trazem conceitos sobre ... -
Circulando por diálogos de práticas profissionais
(CirKula, 2018) [Livro] -
Como ser um palhaço : o que aprendi com o riso no processo de formação em licenciatura em Artes Visuais
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]A elaboração desse Trabalho de Conclusão se dá por meio de relatos que narram meus percursos ao longo da formação inicial em Artes Visuais, trazendo recortes de situações nas quais a presença do humor e do riso se fizeram ... -
O curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS : temáticas de pesquisa privilegiadas
(2021) [Artigo de periódico]O objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de ... -
Depoimento de Ernani Angelim Costa
(2013) [Entrevista]Relação do entrevistado com o futebol e o futsal; início de carreira; Escola de Fusal Atleta; desafios para manter uma escola de futsal; profissão de professor de educação física; conquistas na carreira profissional; ... -
Educação em contexto de privação de liberdade e a formação docente : um debate necessário
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem por objetivo colaborar para a reflexão da formação docente, considerando as especificidades do pedagogo atuante no sistema prisional, pois ainda que se trate de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ... -
Educación Física : um filme chileno sobre a estética do abandono
(2015) [Artigo de periódico]Trata-se de uma resenha do filme Educación Fisica (2012), produção chilena estrelada e dirigida por Pablo Cerda, financiada pelo município de San Antonio, cenário das locações. Destaca-se, inicialmente, a boa receptividade ... -
O ensino de Geografia no contexto da educação inclusiva
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Sabe-se que, atualmente, a inclusão é uma das questões centrais nas discussões sociais, acadêmicas e políticas e reconhece-se a relevância do papel exercido pelo professor para alcançar as mudanças esperadas nesse processo ... -
Os estágios de docência: um exercício de realização de planejamentos de ensino e gestão de classe na educação física escolar
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Os estágios são momentos nos quais o licenciando é desafiado a colocar em prática o que aprendeu em diversas disciplinas. Pode ser um período motivante ou estressante. Neste período de formação o estudante/professor constrói ... -
Experiência (auto)biográfica na formação inicial de professores
(2021) [Capítulo de livro] -
A formação de professores de Geografia e a Educação à Distância : diagnóstico e possibilidades a partir da experiência do Polo de Santana da Boa Vista, RS
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo apresenta uma análise da formação de professores de Geografia e a Educação a distância e a importãncia do ensino a distância na formação de professores de Geografia no Polo Universitário de Santana da Boa ... -
Formação docente nos cursos de Pedagogia e a inclusão escolar de alunos com deficiência
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A inclusão escolar de alunos com deficiência, apesar de duas décadas de legislações que asseguram um processo gradual de efetivação do direito social de Educação de todos, ainda encontra importantes dificuldades para a sua ... -
A formação do professor de ciências e os programas de saúde de 5ª a 7ª séries do 1º grau
(1992) [Dissertação]Nessa problema de pesquisa abordou a prática das professores da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas em relação à educação em saúde. Preocupado nos em estudar o modo como estes prafessares desenvolvem os conteúdos ... -
A formação inicial de professores de matemática (en)trava diálogos com especificidades regionais?
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta resultado de análise de entrevistas realizadas com quinze professores de matemática, todos regentes em escolas do campo localizadas em uma mesma cidade de zona rural do interior do Rio Grande do Sul. ... -
Formação permanente e suas relações com a prática do professor de educação física na Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de porto Alegre
(2010) [Dissertação]Este estudo tem por tema a formação permanente de professores de educação física da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, bem como as relações desta formação com a prática deste coletivo ... -
Identidade e representação na docência em Matemática : contribuições da filosofia da diferença
(2018) [Artigo de periódico]Este artigo tem como problemática pensar nos efeitos da representação na formação identitária da docência contemporânea. Aproxima-se das contribuições teóricas de Deleuze, Foucault, Bergson e de outros teóricos das ) loso) ... -
A importância da gestão esportiva para a vida profissional do professor de educação física
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]A Gestão Esportiva está cada vez mais em evidência no cenário mundial econômico e perante isso necessita de profissionais capacitados para atuação no mercado de trabalho. Também está presente nas instituições de ensino ... -
Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo compreender, a partir da perspectiva de docentes, como a inclusão escolar de alunos com deficiência é promovida na Educação Infantil. Segundo previsto pela LDB, a Educação Infantil ... -
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) ...