Navegação por Autor "Ribeiro, Marlene"
Resultados 1-20 de 60
-
As ações afirmativas na UFRGS : uma análise do processo de implantação
Grisa, Gregório Durlo (2010) [Dissertação]O presente trabalho disserta sobre as políticas afirmativas de recorte racial nas universidades. Para desenvolver o tema, são discutidos os aspectos históricos do racismo brasileiro, suas características subjetivas, ou ... -
Amaciando a terra : o Projeto Casulo : um estudo sobre a política educacional dos projetos de colonização do Norte de Mato Grosso
Peripolli, Odimar João (2002) [Dissertação]Este trabalho pretende contribuir para lançar luz sobre a política de colonização implantada no Norte de Mato Grosso, em especial, sobre a política educacional embutida nos projetos de colonização de Reforma Agrária. ... -
Banco de dados sobre escola básica do campo : produção bibliográfica
Barden, Patrícia; Ribeiro, Marlene (2000) [Resumo publicado em evento] -
Os camponeses vão à escola na/da cidade : considerações sobre fumicultura e escolarização em Santa Cruz do Sul
Oliveira, Rafael de (2013) [Dissertação]Essa pesquisa foi construída com o objetivo de compreender para explicar o sentido que assume a escolarização de nível médio na formação de jovens pertencentes a famílias produtoras de fumo da cidade de Santa Cruz do Sul/RS. ... -
As concepções de corpo na escola do MST do Assentamento Roseli Nunes em Mirassol d'Oeste - MT : um estudo de caso
Hack, Leni (2005) [Dissertação]O presente trabalho, encontra-se inserido na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É uma pesquisa ... -
O Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça - CAVG e a formação para o trabalho no campo
Monteiro, Maria Lúcia da Silva (2007) [Tese]Este estudo versa sobre a educação voltada para os que no/do campo vivem, em particular, a situação do ensino profissionalizante agrícola. O foco desta Tese é a investigação junto a professores e alunos do Conjunto Agrotécnico ... -
Contornos pedagógicos de uma educação escolar quilombola
Silva, Paulo Sergio da (2013) [Tese]A presente tese trata dos contornos pedagógicos em educação quilombola, os quais contribuem para a construção de uma nova perspectiva epistemológica no campo da Educação. A pesquisa busca compreender as relações estabelecidas ... -
O cooperativismo na formação do técnico agrícola : contradições da cooperativa-escola
Ribeiro, Marlene (2007) [Artigo de periódico]O artigo resulta de pesquisa apoiada pelo CNPq, na qual se procurou investigar como as escolas agrícolas estaduais, no Rio Grande do Sul, trabalham o cooperativismo na formação dos técnicos de nível médio. Desenvolve uma ... -
O cooperativismo nos cursos técnicos agrícolas das escolas estaduais/RS : um estudo qualitativo
Alvarenga, Daisy Cristine Perdomo (2004) [Resumo publicado em evento] -
Cuidado de si numa perspectiva ético-política na relação entre trabalho cooperativo e educação
Ribeiro, Marlene (2002) [Apostila] -
Cultura afro-brasileira uma perspectiva para a educação
Silveira, Sandra Beatriz Morais da (2010) [Tese]A presente tese de doutoramento consiste no resultado de uma pesquisa teórico-conceitual sobre cultura negra afro-brasileira, tendo como base a Lei n.10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura ... -
A cultura corporal no curso normal de nível médio no IEJC/MST
Hack, Leni (2012) [Tese]A presente tese tem como objeto de estudo a Cultura Corporal no Curso Normal de Nível Médio do Instituto de Educação Josué de Castro - IEJC, para compreender as contradições existentes no trabalho pedagógico referente à ... -
Desafios da pedagogia da alternância nas casas familiares rurais
Pedrazza, Camila Lombard (2007) [Resumo publicado em evento] -
Deusas em preto e branco, uma experiência de educação popular
Silveira, Sandra Beatriz Morais da (2004) [Dissertação]Esta dissertação aborda um estudo de caso da experiência educacional realizada pela Organização não Governamental Themis, cuja missão é promover, defender e proteger os direitos humanos das mulheres. A pesquisa foi realizada ... -
A dimensão educativa da mística na construção do MST como sujeito coletivo
Comerlatto, Giovani Vilmar (2010) [Tese]A Mística é uma prática coletiva e enraizada historicamente dentro do MST. Através dela o integrante do MST é capaz de criar forças e juntar-se com outros membros em torno da luta pela terra. O camponês vence a barreira ... -
Do desbravar ao cuidar : interdependências trabalho-educação no/do campo e a Amazônia Mato-Grossense
Souza, Maria Ivonete de (2014) [Tese]A presente tese de doutorado é resultado de uma pesquisa realizada na Escola do Campo Florestam Fernandes, localizada no Projeto de Assentamento 12 de Outubro, Município de Cláudia, entrada do Bioma Amazônia mato-grossense. ... -
Educação e desenvolvimento em áreas agrícolas no Amazonas
Jesus, Edilza Laray de (2009) [Tese]Em um país capitalista marcado por profundas diferenças sociais como o Brasil, a educação e o desenvolvimento estão subordinados ao sistema econômico e aos seus interesses. Por meio da educação se legitima o crescimento ... -
Educação popular : um projeto coletivo dos movimentos sociais populares
Ribeiro, Marlene (2008) [Artigo de periódico]O artigo trata da educação popular referida à educação do campo. Visa a explicitara educação projetada pelos sujeitos políticos coletivos dos movimentos sociais populares em contraposição ao modelo civilizatório de escola ... -
A educação profissional no contexto da agricultura familiar em Antônio Prado-RS : instrumento de subordinação capitalista
Vitória, Fernando Bilhalva (2011) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado tem como foco de pesquisa a formação técnica rural no contexto da agricultura familiar no município de Antônio Prado – RS, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal deste ... -
A educação rural no município de Progresso-RS : um estudo de caso
Mocellin, Silvane Gema (2005) [Resumo publicado em evento]