• Ambientes de aprendizagem a partir do game JobMath 

      Menezes, Bernarda Souza de; Sant'Ana, Marilaine de Fraga (2021) [Artigo de periódico]
      Esse trabalho decorre de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, cujo objetivo foi analisar as possibilidades que emergem da utilização de tecnologias digitais e gamificação no ensino-aprendizagem de Matemática. Um jogo ...
    • A experiência do problema e a modelagem matemática 

      Menezes, Bernarda Souza de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta ...
    • Game para smartphones e ambientes de aprendizagem 

      Menezes, Bernarda Souza de (2019) [Dissertação]
      Este trabalho surgiu da curiosidade de observar como acontecia o ensino-aprendizagem de Matemática, por meio de um game para smartphones. Para analisar o enquadramento desta prática, são expostas as perspectivas para a ...
    • Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas 

      Viganó, Anelise Pereira Baur; Menezes, Bernarda Souza de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Artigo de periódico]
      Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante ...