Navegação por Autor "Machado, Roseli Belmonte"
Resultados 1-19 de 19
-
Acessibilidade e os espaços da educação física nas escolas : um estudo com escolas estaduais de Canoas/RS
Fagundes, Daniel Elizeu de Souza (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Sabemos que o discurso de inclusão de nada serve se o aluno com deficiência não consegue chegar aos espaços onde as aulas ocorrem. Não podemos reduzir a acessibilidade apenas a fatores estruturais; quando se fala nisso, ... -
Apresentação do dossiê educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas : discussões, situação política, implicações e efeitos curriculares
Fonseca, Denise Grosso da; Machado, Roseli Belmonte (2021) [Artigo de periódico] -
Base Nacional Comum curricular: um olhar para os processos de implementação no Rio Grande do Sul
Prates, Maria Eduarda Leidens (2023) [Resumo publicado em evento] -
Cultura do empreendedorismo e BNCC: análise do curso “Educação empreendedora alinhada à BNCC” da Revista Nova Escola
Prates, Maria Eduarda Leidens (2022) [Resumo publicado em evento] -
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
Tavares, Natacha da Silva; Wittizorecki, Elisandro Schultz; Fraga, Alex Branco; Fonseca, Denise Grosso da; Machado, Roseli Belmonte; Ilha, Franciele Roos da Silva (2021) [Artigo de periódico]A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas ... -
Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares
Machado, Roseli Belmonte; Fonseca, Denise Grosso da; Medeiros, Francine Muniz; Souza, Nicolas Fernandes de (2020) [Artigo de periódico]O ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o ... -
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES III
Medeiros, Francine Muniz; Machado, Roseli Belmonte (2019) [Resumo publicado em evento] -
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES V
Meira, Julia; Fonseca, Denise Grosso da (2022) [Resumo publicado em evento] -
Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos
Machado, Roseli Belmonte; Silva, Isabela Dutra Correa da; Silva, Marcela Dutra Corrêa da (2021) [Artigo de periódico]Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade ... -
Equipes de treinamento de futsal de uma escola privada de Porto Alegre : relações, expectativas e experiências
Silva, Marcela Dutra Corrêa da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Considera-se que o espaço escolar, além de ter como meta o privilégio ao ensino e a aprendizagem, também pode ser identificado como sendo um local em que acontecem formas de socialização, construção de valores e relações. ... -
ESEFID ACOLHE INFÂNCIAS
Diehl, Vera Regina Oliveira; Stanisçuaski, Fernanda; Silva, Caroline Maciel da; Carvalho, Renata de Oliveira; Kuhn, Simone Santos; Dahlke, Ana Paula; Machado, Roseli Belmonte; Terragno, Tatiana Martins; Aguiar, Bárbara Cardoso; Bins, Gabriela Nobre; Silva, Lisandra Oliveira e; Bastianello, Tainara Andressa Becker; Tavares, Natacha da Silva; Ananias, Elisângela Venâncio; Bohrer, Lucia (2022) [Resumo publicado em evento] -
Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
Fonseca, Denise Grosso da; Machado, Roseli Belmonte (2021) [Artigo de periódico]O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado ... -
Formação em Educação Física e a questão da diferença : um olhar a partir da resolução 06/2018
Machado, Roseli Belmonte (2022) [Artigo de periódico]O objetivo desta pesquisa é problematizar a constituição da diferença nas legislações que orientam os currículos de formação em Educação Física. As lentes teórico-metodológicas que guiaram a pesquisa têm o aporte dos Estudos ... -
A inclusão como rede : uma análise de práticas de professores de educação física na contemporaneidade
Machado, Roseli Belmonte (2016) [Tese]Esta Tese toma como tema de pesquisa as relações entre práticas atuais dos professores de Educação Física, as políticas de inclusão e a formação inicial na constituição de professores. Inscrita numa perspectiva pós-estruturalista ... -
Movimentos entre o silêncio e o abandono : relações entre o relatório SINASE e a presença da Educação Física no campo das medidas socioeducativas
Ketzer, Gabriel de Negreiros (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este presente trabalho busca compreender se a atuação dos professores de Educação Física, nas unidades socioeducativas do Brasil, estão de acordo com o previsto no relatório SINASE do ano de 2020. Foram feitos dois movimentos: ... -
Políticas de inclusão nos documentos que orientam a Educação Física escolar no Rio Grande do Sul
Souza, Nicolas Fernandes de (2021) [Resumo publicado em evento] -
Políticas para diferença na educação física escolar: um estudo de caso com uma diretora da rede estadual gaúcha
Becker, Gabriela Karine (2023) [Resumo publicado em evento] -
O processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física durante os formatos remoto, híbrido e presencial
Medeiros, Francine Muniz (2022) [Resumo publicado em evento] -
Referencial curricular do RS e a inclusão de alunos com deficiência: como são vistos e relacionados à Educação Física
Baroni, Vanessa Serra (2022) [Resumo publicado em evento]