Navegação por Autor "Krahe, Elizabeth Diefenthaeler"
Resultados 1-20 de 79
-
Análise comparativa de currículos e súmulas das licenciaturas da UFRGS
Vargas, Lívia Preuss; Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (2002) [Resumo publicado em evento] -
Análise de educação socialista existente em Cuba a luz dos princípios marxistas sobre a educação
Fensterseifer, Lisia Maria; Ghezzi, Maria Inês Leal; Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (1991) [Artigo de periódico]O artigo apresenta uma síntese da educação conforme preconizada por Marx, em paralelo com a educação que atualmente tem lugar em Cuba. As autoras apresentam sucintamente a história da educação socialista cubana a partir ... -
Avaliação da aprendizagem na formação de professores : teoria e prática em questão
Barbosa, Flávia Renata Pinto (2011) [Dissertação]A dissertação, Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: teoria e Prática em Questão, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Universidade Teoria e Prática, busca discutir dois temas centrais para a educação: a ... -
Avaliação educacional: um lugar comum?
Barbosa, Flávia Renata Pinto (2008) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação escolar : pesquisa conscientizante
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (1990) [Dissertação]Este trabalho teve por objetivo a conscientização de um grupo de professores e alunos, de uma escola de 2º grau, da rede pública sul-riograndense de ensino, quanto à prática da avaliação do processo pedagógico escolar ali ... -
Avaliação : uma abordagem teórico-prática
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler; Fensterseifer, Lisia Maria; Ghezzi, Maria Inês Leal (1990) [Artigo de periódico]O estudo apresenta revisão teórica e análise da avaliação do processo ensino-aprendizagem observado no trabalho de professoras de ensino de 2.0 e 3.0 graus. As tendências "Avaliação e Maestria", "Avaliação e Prognóstico" ... -
A CONCRETIZAÇÃO DAS REFORMAS CURRICULARES
Arnort, Juliana da Silva (2010) [Resumo publicado em evento] -
Corpo, escola e vida : o uso do corpo, o movimento e a exploração do espaço como dispositivos para o aprender - discussões na formação de professores
Forner, Viviane Bastos (2009) [Dissertação]Esta pesquisa, vinculada à linha Universidade Teoria e Prática - Formação de Professores - procurou destacar e analisar a importância que professores e formadores de professores atribuem ao uso do corpo, como facilitador, ... -
De aluna a professora : trajetos percorridos e a percorrer : um estudo de caso no Curso de Pedagogia EAD da Universidade de Caxias do Sul
Silva, Lisandra Pacheco da (2009) [Dissertação]A presente dissertação de Mestrado traz o resultado de algumas reflexões desencadeadas a partir dos trajetos percorridos e a percorrer na formação docente de um grupo de 20 alunas de graduação em Pedagogia, na modalidade ... -
Desafios do trabalho docente : mudança ou repetição
Konrath, Mary Lúcia Pedroso; Carneiro, Mára Lúcia Fernandes; Krahe, Elizabeth Diefenthaeler; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2006) [Trabalho completo publicado em evento] -
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DIFICULDADE OU COMPLEXIDADE?
Longhi, Solange Maria; Stahlschmidt, Ana Paula Melchiors; Mairesse, Cristina Py de Pinto Gomes; Quadros, Marta Campos de (2012) [Resumo publicado em evento] -
Do professor licenciado ao docente intelectual, crítico e reflexivo : uma análise a partir de cursos de licenciatura em matemática e história de universidade privada no RS
Luz, Aline Souza da (2009) [Dissertação]A investigação da Linha de Pesquisa: Universidade: Teoria e Prática, Ênfase em Formação de Professores, "Do professor licenciado ao docente crítico intelectual e reflexivo: uma análise a partir de cursos de licenciatura ... -
Embaixo da escada : o tempo e o espaço do trabalho pedagógico coletivo
Menezes, Marilú Nörnberg (2008) [Dissertação]Esta dissertação é um estudo de caso que aborda a temática do trabalho pedagógico coletivo entre professores-formadores de um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada. Por meio da análise de documentos, ... -
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul
Cercato, Schana Castilho (2006) [Dissertação]Esta pesquisa é um estudo de caso e adota o modelo qualitativo de investigação. Objetiva compreender o papel do orientador acadêmico (OA), na Formação de Professores, na Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Universidade ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : ressignificando a formação de professores
Bonelli, Sônia Maria de Souza (2014) [Tese]A pesquisa O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: ressignificando a formação de professores analisou dois Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, quanto ao ensino de Ciências, estabelecendo relações com as ... -
A estrutura curricular na formação de professores para o ensino médio : um estudo de caso comparativo : UFRGS, POA, Brasil e UMCE, Santiago, Chile
Jelinek, Karin Ritter; Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (1999) [Resumo publicado em evento] -
Um estudo da fundamentação teórica e normativa das Universidades Emergentes
Dermann, Isabel Gonzales (2019) [Resumo publicado em evento] -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gravy, Aline Manara (2006) [Resumo publicado em evento] -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler; Gravy, Aline Manara; Salão de Extensão (06. : 2005 ago. 29-31: UFRGS, Porto Alegre, RS) (2005) [Resumo publicado em evento] -
A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres; Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin; Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota; Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (2014) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal ...