Listar por autor "Castrogiovanni, Antônio Carlos"
Mostrando ítems 1-20 de 57
-
Uma abordagem geográfica do turismo: visitando Porto Alegre
Pimentel, Maurício Ragagnin (2017) [Tesis]Esta é uma tese sobre Geografia e Turismo. O problema investigado: como Porto Alegre (RS), metrópole regional de 1,4 milhão de habitantes, constitui-se em destino turístico? O relato desse trajeto investigativo foi estruturado ... -
Alfabetização espacial na aprendizagem de jovens e adultos : um diário de aventuras
Vicente, Nataniel Antonio (2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa intentou analisar como ocorria, ou não, o processo de alfabetização espacial na aprendizagem discente da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, realizamos investigações sobre a estrutura escolar, a prática ... -
Brincando com mapas: Relato sobre o uso de mapas em atividades lúdicas com alunos do sétimo ano
Ferreira, Lucas da Silva (2012) [Resumen publicado en evento] -
Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de (2013) [Tesis]Este trabalho, que denominamos de desafio, é fortalecido por duas epistemologias que lidam com a construção do conhecimento: a complexidade de Edgar Morin que utilizamos como método e a Epistemologia Genética de Jean Piaget, ... -
A cartografia social como possibilidade de compreensão provisória do complexo espaço geográfico
Silva, Limara Monteiro da (2017) [Tesis de maestría]A presente pesquisa consiste na possibilidade de construir a consciência espacial a partir da utilização da Cartografia Social no que diz respeito ao Ensino de Geografia. Para isso foram utilizados alguns conceitos geográficos ... -
Cataratas do Iguaçu experiências e registros de uma paisagem turística
Pimentel, Maurício Ragagnin (2010) [Tesis de maestría]Esta dissertação versa sobre Paisagem e a mediação que parece produzir entre turistas e as Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina). Os pontos de partida de nossa trilha foram: o Paradigma da Complexidade e a Geografia ... -
A construção do conhecimento geográfico utilizando a Literatura como recurso pedagógico: um estudo de caso empregando a Literatura de Júlio Verne
Almeida, Alexandre Dalla Barba de (2017) [Resumen publicado en evento] -
DA TEORIA A PRÁTICA GEOGRÁFICA: INTEGRANDO UNIVERSIDADE E ESCOLAS PÚBLICAS
Trombetta, Tiago Hermindo Santana; Vieira, Daniele Machado; Castrogiovanni, Antônio Carlos (2009) [Resumen publicado en evento] -
Elementos para uma reflexão pedagógica: uma aproximação entre os fazeres pedagógicos no ensino da geografia e o desafio do Enem.
Lerina, Marcos Irineu Kalusberger (2010) [Resumen publicado en evento] -
Ensinar geografia em tempos de complexidade : a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM
Lerina, Marcos Irineu Klausberger (2013) [Tesis de maestría]Esta dissertação trata das interfaces da escola, do Ensino da Geografia e da proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura responder algumas das inquietações que temos vivido em nossa jornada profissional, ... -
ENSINAR GEOGRAFIA EM TEMPOS DE COMPLEXIDADE: O DESAFIO FRENTE AO ENEM
Lerina, Marcos Irineu Klausberger (2011) [Resumen publicado en evento] -
Ensino de geografia : a análise da cartografia como feramenta para o entendimento inicial da espacialidade
Alves, Gabriel Toja (2019) [Tesinas de grado]A cartografia é uma importante ferramenta para leitura e compreensão do espaço geográfico. No entanto, também pode se tornar uma barreira para os alunos que não conseguem entender conceitos utilizados para orientação e ... -
O Ensino de geografia e as representações sociais do continente africano para sujeitos alunos
Pereira, Paola Gomes (2012) [Tesis de maestría]No seguinte trabalho buscamos identificar as representações sociais do continente Africano presentes para os sujeitos alunos. Em dois momentos: antes de depois de trabalharem esse continente nas aulas de Geografia. Ao longo ... -
O Ensino de geografia e o Hip Hop
Machado, Carlos Geovani Ramos (2012) [Tesis de maestría]A pesquisa, na qual trilhamos esta caminhada acadêmica fundamenta-se na análise e interpretação sobre o Movimento Hip Hop e a sua relação com o ensino da Geografia. Ao longo deste estudo foram trabalhados conceitos geográficos ... -
O ensino de Geografia no contexto das escolas de fronteira: transpassar os limites curriculares
Klausberger, Marcos Irineu (2020) [Tesis]Esta tese se situa no campo do ensino de Geografia e dos estudos fronteiriços, compreendendo como cenário de pesquisa as cidades-gêmeas de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. O trabalho parte do pressuposto ... -
A epistemologia da Geografia Física na prática docente
Batista, Bruno Nunes; Castrogiovanni, Antônio Carlos (2015) [Resumen publicado en evento] -
ESPACIALIZANDO A INDÚSTRIA NO BRASIL: RELATO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA
Klassmann, Artur Czermainski (2012) [Resumen publicado en evento] -
Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar!
Silva, Karen Roberta Soares da (2011) [Tesis de maestría]A presente pesquisa versa sobre a possibilidade ou não da alfabetização geográfica por meio do Teatro de Fantoche como possibilidade de uma prática lúdica, mais envolvente e que permita a autonomia do sujeito em sala de ... -
A Geografia do zoológico: relato de uma experiência pedagógica.
Klassmann, Artur Czermainski (2013) [Resumen publicado en evento] -
Geografia e a Cartografia Escolar no Ensino Básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades
Silva, Limara Monteiro da (2014) [Resumen publicado en evento]