Now showing items 21-30 of 30

    • A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem 

      Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tania Mara (2006) [Journal article]
      A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se ...
    • Metacognição e funções executivas : relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem 

      Corso, Helena Vellinho; Sperb, Tania Mara; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de (2013) [Journal article]
      A pesquisa sobre aprendizagem indica que as capacidades de planejamento, monitoramento e controle são centrais ao processo de aprender e que falhas ou atraso no seu desenvolvimento estão presentes nas dificuldades de ...
    • Metamemória em adultos e em pacientes pós-acidente vascular cerebral 

      Zortéa, Maxciel (2014) [Thesis]
      Este trabalho investigou processos metamnemônicos de monitoramento e controle, bem como conhecimento e desempenho de memória em diversas condições. O Capítulo I apresenta um paradigma experimental de aprendizado associativo ...
    • O processo de ensino e aprendizagem do ponto de vista de professores de ensino fundamental 

      Simões, Aline M. R.; Tibulo, Ana Paula; Hartman, Carolina B.; Xavier, Cláudia A.; Anton, Gabriela B.; Mazzini, Gabriel da Silva; Zanchin, Janaína Turcato; Blom, Karina Brauner; Bitencourt, Kelly Cristina Bertol; Ayres, Larissa Sanford; Machado, Paula Xavier; Frosi, Raquel V.; Lemos, Rodrigo O.; Giacomoni, Claudia Hofheinz; Jou, Graciela Inchausti de; Bandeira, Denise Ruschel (2002) [Abstract published in event]
    • Tarefa experimental de metamemória para avaliar monitoramento e controle de memória 

      Zortéa, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de (2014) [Journal article]
      Tarefas experimentais para avaliar processos de monitoramento e controle de memória permitem o exame online dessas habilidades. No âmbito nacional, estas tarefas ainda precisam ser desenvolvidas, facilitando e incentivando ...
    • TDAH: dimensões e percepções no contexto escolar 

      Amaral, Bruna Grazielli Teixeira; Pavan, Carolina; Schaefer, Luiziana (2006) [Abstract published in event]
    • TDAH: percepções e práticas nas escolas 

      Amaral, Bruna Grazielli Teixeira; Lapchik, Lilian Turik; Guerra, Gabriela Ludwig (2005) [Abstract published in event]
    • Teoria da mente : diferentes abordagens 

      Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tania Mara (1999) [Journal article]
      A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve ...
    • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade : um olhar no ensino fundamental 

      Jou, Graciela Inchausti de; Amaral, Bruna; Riota, Carolina; Schaefer, Luiziana Souto; Zimmer, Marilene (2010) [Journal article]
      Nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a ...
    • O uso do conhecimento metacognitivo em sala de aula 

      Laitano, Helen Vargas; Carraro, Luciane; Pergher, Nicolau Kuckartz; Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tania Mara (1998) [Abstract published in event]