Aplicação de um método de QFD adaptado às empresas de pequeno porte de serviços

Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta um método adaptado de QFD para pequenas empresas de serviços, o qual foi proposto com o objetivo de potencializar a aplicação em empresas com essas características. Para tanto, foram feitas simplificações na metodologia original embasadas na literatura e no conhecimento prático dos autores. O método foi aplicado em uma clínica de ortodontia com o objetivo de realizar um planejamento da qualidade para a mesma baseado nas necessidades de seus clientes, permitindo, at ...
O presente trabalho apresenta um método adaptado de QFD para pequenas empresas de serviços, o qual foi proposto com o objetivo de potencializar a aplicação em empresas com essas características. Para tanto, foram feitas simplificações na metodologia original embasadas na literatura e no conhecimento prático dos autores. O método foi aplicado em uma clínica de ortodontia com o objetivo de realizar um planejamento da qualidade para a mesma baseado nas necessidades de seus clientes, permitindo, através disso, testar a proposta e identificar possíveis melhorias. Após a aplicação, puderam-se verificar quais eram as qualidades demandadas, as características de qualidade, os procedimentos e os recursos prioritários da empresa, bem como propor ações visando atender os anseios dos clientes da clínica de ortodontia. Verificaram-se, também, pontos críticos na implementação do método e as principais diferenças referentes à utilização do QFD em empresas de pequeno e grande porte. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5960)
Este item está licenciado na Creative Commons License
