Letramento, leitura e literatura no ensino médio da modalidade de educação de jovens e adultos : uma proposta curricular
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Produzi esta tese com o objetivo de criar uma Proposta Curricular de Literatura para Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase na leitura e no letramento dos alunos. Minha busca por um trabalho significativo para EJA começou antes do meu ingresso no Instituto de Letras para fazer o Doutorado. Desde a década de 90, realizo estudos com os professores do Colégio de Aplicação para criar e implantar um curso para jovens e adultos e atender a demanda da comunidade. A ...
Produzi esta tese com o objetivo de criar uma Proposta Curricular de Literatura para Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase na leitura e no letramento dos alunos. Minha busca por um trabalho significativo para EJA começou antes do meu ingresso no Instituto de Letras para fazer o Doutorado. Desde a década de 90, realizo estudos com os professores do Colégio de Aplicação para criar e implantar um curso para jovens e adultos e atender a demanda da comunidade. A preocupação com a qualidade do ensino levou-me a realizar uma investigação ampla nas duas turmas do projeto de ensino EJA/PROEJA, durante os três semestres do curso, realizado em parceria com a Escola Técnica de Comércio, no período 2007/2008. Como coordenei o projeto e ministrei aulas de Literatura, desde a implantação do curso até a formatura dos alunos, tive acesso às informações relativas ao processo de ensino e aprendizagem, às reuniões semanais pedagógicas e de educação continuada do conselho de professores, aos conselhos de classe participativos, além do contato informal e diário com professores, alunos e pessoal de apoio ao ensino. Esse farto material para investigação não traria os mesmos resultados se eu não o enriquecesse com a pesquisa teórica. Então, estudei a educação popular com Paulo Freire; os efeitos estéticos da leitura de literatura com Wolfgang Iser; as formas simples que mais se aproximam do repertório popular com André Jolles; a construção de currículo com Regina Leite Garcia, Antonio Flavio Barbosa Moreira e Tomaz Tadeu da Silva; a teoria crítica do currículo com Gimeno Sacristán; os eventos e as práticas de letramento com Shirley Brice Heath; o letramento autônomo e o ideológico com Brian Street e o letramento literário com Rildo Cosson. Construí a proposta com objetivo de aproximar a escola e o ensino de literatura da realidade do aluno, de oferecer-lhe instrumentos para atuação consciente na sociedade letrada em que vive, sem esquecer de valorizar os saberes não escolarizados que já possui. Por isso, planejei atividades que partem das formas mais simples da oralidade e que vão aumentando o nível de exigências de raciocínio e de posicionamento crítico gradualmente. Todas as aulas iniciam com relatos orais e culminam com a produção escrita. Entre uma tarefa e outra, disponibilizo diversas leituras de gêneros variados, que os alunos podem livremente escolher, permitindo-lhes participar de discussões, debates com os colegas os quais ampliam seu horizonte de expectativas. A produção textual de cada aluno é reunida em um portfolio que lhe permite acompanhar seu crescimento e apresentada à comunidade em uma exposição ao final do semestre. Além disso, nas três unidades, que correspondem aos três semestres do curso, há uma produção textual que se vincula aos temas geradores Identidade, O Mundo do Trabalho e Comunidades: um memorial, um curriculum vitae e um fanzine, que os alunos vão construindo em cada aula. ...
Abstract
This dissertation aims at presenting and arguing for a CURRICULUM PROPOSAL concerning READING AND LITERATURE IN ADULT EDUCATION. My search for meaningful work for students of this education began before my admission to the Letters Institute of the UFRGS to do my Doctorate. Since the 90s, I study with other teachers in the Application College to create and implement a course for young people and adults to meet community demand. The concern about the quality of education led me to conduct a resea ...
This dissertation aims at presenting and arguing for a CURRICULUM PROPOSAL concerning READING AND LITERATURE IN ADULT EDUCATION. My search for meaningful work for students of this education began before my admission to the Letters Institute of the UFRGS to do my Doctorate. Since the 90s, I study with other teachers in the Application College to create and implement a course for young people and adults to meet community demand. The concern about the quality of education led me to conduct a research in two broad classes of the project of teaching EJA / PROEJA during the three semesters of course, held in partnership with the Technical College of Commerce, in the period 2007/2008. How to coordinate the project by myself and taught classes in literature, since the implementation of the course until graduation of the students I had access to information on the process of teaching and learning, teaching weekly meetings and continuing education of the board of teachers, class counsel participatory, and daily informal contact with teachers, students and staff to support teaching. This abundant material for investigation would not bring the same results if I do not get rich with theoretical research. So I studied popular education with Paulo Freire, the aesthetic effects of reading literature with Wolfgang Iser, simple shapes that are closer to the popular repertoire with André Jolles, construction of curriculum with Regina Garcia Leite, Antonio Flavio Barbosa Moreira and Tomaz Tadeu da Silva, the critical theory of curriculum with Gimeno Sacristan, events and literacy practices with Shirley Brice Heath, the autonomous and ideological literacy with Brian Street and literary literacy with Rildo Cosson. I constructed the proposal in order to the school and the teaching of literature to stay near the reality of the students, instrumentalize them to the conscious action in the literate society in which they live, not forgetting to appreciate the not educated knowledge they already have. Therefore I planned activities that begin on the simpler forms of orality and which increase the level of requirements of reasoning and critical position gradually. All classes start with oral histories and finished with the production records. Between a task and another, provides various readings of different genres in which students can freely choose, allowing them to participate in discussions with colleagues who extend their horizon of expectations. The textual production of each student is held in a portfolio that allows to track his growth and the portfolio is presented to the community in an exhibition at the end of the semester. Moreover, in three units, which correspond to three semesters of the course, there is a textual production that is linked to generating themes Identity, The World of Work and Communities: a memorial, a curriculum vitae and a fanzine, which the students have built in each class. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Letras (1781)
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