Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo sobre as crenças dos educadores
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Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sob ...
O tema do autismo tem recebido especial importância na literatura atual, tendo em vista as necessidades especiais que crianças portadoras de tal condição demandam. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para fomentar o aprendizado desses alunos. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar as crenças de duas educadoras de uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS sobre um aluno com autismo inserido no sistema de educação inclusiva. Os resultados principais da aplicação do método de Análise de Conteúdo são discutidos e as implicações do papel dos educadores de crianças com autismo são analisadas e inferidas. Foi possível verificar um distanciamento entre a realidade do aluno em comparação com as crenças dos educadores, que desconhecem alguns aspectos fundamentais para a compreensão da síndrome do autismo, necessitando de uma redefinição de metodologias de ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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