O uso do livro didático no programa inglês sem fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como objetivo central analisar o uso que fiz do livro didático (LD) como professora no curso Inglês para Fins Específicos – IELTS da primeira oferta de turmas do Programa Inglês sem Fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014. Nesse contexto, o LD assume grande importância na estruturação dos cursos e níveis, visto que ele é o principal material didático utilizado nas turmas. A escolha de descrever e analisar o uso do LD em minha própria prática se justifi ...
Este trabalho teve como objetivo central analisar o uso que fiz do livro didático (LD) como professora no curso Inglês para Fins Específicos – IELTS da primeira oferta de turmas do Programa Inglês sem Fronteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2014. Nesse contexto, o LD assume grande importância na estruturação dos cursos e níveis, visto que ele é o principal material didático utilizado nas turmas. A escolha de descrever e analisar o uso do LD em minha própria prática se justifica pelo fato de não ter encontrado muitos estudos sob essa perspectiva, uma vez que a maioria das pesquisas sobre LD foca na análise do seu conteúdo. Além disso, investigo o uso que eu mesma fiz do LD, procurando mostrar que o professor pode refletir sobre a sua própria prática. Por isso, foi realizado um trabalho nos moldes da pesquisa-ação em que fiz anotações de campo das 24 aulas que ministrei durante o curso. Para fazer a análise, foram utilizados os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012): a) adição; b) apagamento/subtração/omissão; c) adaptação/reelaboração; d) simplificação; e) reordenamento; e f) número de atividades envolvendo o LD em cada aula. Com base nas anotações de campo, todas as aulas contaram com algum tipo de adaptação, sendo as categorias de adição de atividades e de apagamento/subtração/omissão aquelas que estiveram mais presentes durante o curso. Portanto, foi possível concluir que usar o LD trouxe vantagens porque ele forneceu sequência e recursos para as aulas e pude adaptá-lo da maneira que considerei relevante para os objetivos do curso, dos alunos e meus. Assim, não fui uma professora presa àquilo que o LD apresentava, mas utilizei-o como meu aliado no preparo e no andamento das aulas. ...
Abstract
This paper aimed to analyze the use of the textbook by me as the teacher of the English for Specific Purposes – IELTS course of the first offer of the English without Borders Program at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2014. In this context, the textbook is of great importance in the structuring of courses and levels, since it is the main teaching material used in the groups. The choice of describing and analyzing the use of the textbook in my own practice is justified by the fact ...
This paper aimed to analyze the use of the textbook by me as the teacher of the English for Specific Purposes – IELTS course of the first offer of the English without Borders Program at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2014. In this context, the textbook is of great importance in the structuring of courses and levels, since it is the main teaching material used in the groups. The choice of describing and analyzing the use of the textbook in my own practice is justified by the fact that studies from this perspective were difficult to find, since most research on textbooks focuses on the analysis of their content. Besides, by investigating the use I made of the textbook, it was possible to show that teachers can reflect on their own practice. Therefore, an investigation along the lines of action research was made in which I wrote field notes of the 24 classes I taught in this preparatory course for the IELTS proficiency test. To make the analysis of the use I made of the textbook, the criteria proposed by Vilaça (2010) and Lamberts (2012) were used: a) addition; b) deletion/subtraction/omission; c) adaptation/redesigning; d) simplification; e) rearrangement; f) number of activities involving the textbook in each class. Based on the field notes, all classes relied on some kind of adaptation of the textbook, and the categories of addition and deleting/subtracting/omitting were the most frequently performed during the course. Therefore, it was concluded that the use of the textbook brought benefits because it provided sequence and resources for the classes and I could adapt it the way I considered relevant to the objectives of the course, the students and mine. So, I was not a teacher attached only to what the textbook presented, but I used it as my ally in the preparation and development of classes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1238)
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