Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das ...
Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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