Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorViana, Maísa Pellegrinipt_BR
dc.date.accessioned2014-07-15T02:07:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97728pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura oferecer uma nova perspectiva a respeito do ensino infantil no Brasil: a da Teoria do Desenvolvimento Humano e das abordagens que três de seus autores, Amartya Sen, Martha Nussbaum e James Heckman, apresentam quanto ao assunto. A princípio será apresentada essa teoria. A seguir, através de uma análise de políticas públicas educacionais e de sistemas de avaliação da educação que vigoram no país, procura-se averiguar se estas já apresentam elementos condizentes com a Teoria do Desenvolvimento Humano. Então, considerando os resultados dessa análise, é verificada como os autores mencionados podem contribuir com a qualidade da educação no país. Entre as políticas e os sistemas de avaliação abordados, encontram-se, por exemplo, o IDEB, o Fundeb, o Programa Mais Educação e o Brasil Carinhoso.pt_BR
dc.description.abstractThis work tries to provide a new perspective on Brazilian preschool education: the one form the Human Development Theory and from the approaches that three of its authors, Amartya Sen, Martha Nussbaum and James Heckman present on the subject. At first, this theory is presented. In sequence, through an analysis of the educational public policies and the education evaluation system in effect in the country, it seeks to ascertain if these already present some elements according with the Human Development Theory. Then, taking into consideration this analysis results, it is examined how the mentioned authors can contribute to the quality of education in the country. Amongst the policies and evaluation systems addressed, there is, for example, the IDEB, the Fundeb, the More Education Program and the Caring Brazil Program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducational public policiesen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectCapabilitiesen
dc.subjectPreschool educationen
dc.titleDesenvolvimento humano e políticas educacionais brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples