Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
Fecha
2013Autor
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Resumo
Em meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, apro ...
Em meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que elas proporcionam. O objetivo do presente trabalho é propor a implantação do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do varejo do contexto de surf e skatewear. O método IEAc visa apoiar os gestores, tendo como foco o auxílio nas decisões de impacto estratégico, baseadas na exploração, captação e atribuição interna de sentido coletivo para as informações provenientes de ambientes externos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório e a observação participante foi utilizada pelo fato de o pesquisador ser membro da empresa. Os resultados obtidos foram subdivididos de acordo com o método proposto (L.E.SCAnning®) e mostraram a importância das informações do ambiente para uma tomada de decisão mais eficiente, além de apontar para uma continuação do estudo pela empresa, no que diz respeito à concorrência de multimarcas com lojas de marca própria. Além disso, os resultados demonstram dificuldades e facilitadores na aplicação do método. ...
Abstract
Among changing environments, different relationships exist between the organization and its stakeholders nearby (customers, suppliers, partners, distributors, competitors, etc.). Typically, these people are external to the organization and may, depending on their decisions, interfere on the activity or course of business. Therefore, the environmental monitoring should be done by managers, in order to prevent the organization from being adversely impacted by the changes and, at the same time, av ...
Among changing environments, different relationships exist between the organization and its stakeholders nearby (customers, suppliers, partners, distributors, competitors, etc.). Typically, these people are external to the organization and may, depending on their decisions, interfere on the activity or course of business. Therefore, the environmental monitoring should be done by managers, in order to prevent the organization from being adversely impacted by the changes and, at the same time, avail with the opportunities it provides. The objective of the present work is to propose the implementation of the method of Anticipative Strategic Intelligence and Collective in a retail company in the surf and skatewear context. This method aims to support managers, focusing in assist decisions of strategic impact, based in the exploration, acquisition and internal attribution of collective sense for information from external environments. The research was conducted qualitatively with an exploratory view and the participant observation was used because the researcher is a member of the company. The obtained results were subdivided according to the proposed method (L.E.SCAnning®) and indicated the information’s importance of the environment for decision making process more efficient, beyond pointing to a continuation of the study by the company, with regard to competition between multibrand and stores with its own brand. Furthermore, the results demonstrate difficulties and facilitating the implementation of the method. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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