Utilização de livros digitais falados como ferramenta de auxílio aos portadores de necessidades educativas especiais no processo de leitura : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy
dc.contributor.advisor | Mehlecke, Querte Teresinha Conzi | pt_BR |
dc.contributor.author | Schnidger, Deise Esmerio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95927 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata como assunto o uso de Livros Digitais Falados (Digital Talking Books) como ferramenta de auxílio à leitura para Portadores de Necessidades Educativas Especiais. A pesquisa partiu do seguinte problema: “De que forma o trabalho com livros digitais falados pode auxiliar no processo de alfabetização dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais com dificuldades de leitura?”. Com a finalidade de resolver este problema foi realizada uma contação de história com alunos do módulo de alfabetização da Escola Especial Rodolfo Schlieper e APAE da cidade de Canela utilizando como recurso o software de Tecnologia Assistiva MecDaisy. A aplicação da atividade ocorreu no período de setembro a novembro, utilizando duas aulas de informática mensais com duração de 2 horas cada, mais 1 hora de leitura semanal na sala de aula com a professora regente. As atividades ocorreram em três etapas distintas, sendo que a primeira envolveu a instalação e configuração de ajustes no software, seleção e instalação das histórias no diretório, audição das histórias escolhidas por votação e decisão por uma história. A segunda etapa envolveu a leitura do livro impresso em sala de aula com o auxílio da professora regente da turma e a terceira etapa abordou a leitura e identificação de palavras em trechos da história no software na sala de informática. Após a realização da Etapa I foram observados os seguintes resultados: todos os 9 alunos ficaram entusiasmados com a proposta de ‘o computador’ contar uma historinha; a interface do software agradou os alunos; o fato de ser reproduzido o texto, áudio e imagens juntos atraiu de forma significativa a atenção dos alunos; todos avaliaram a atividade de forma positiva. A etapa II revelou os seguintes resultados: os alunos gostaram de receber uma cópia da história em mãos; a professora regente aprovou a história e demonstrou dedicação para realizar o trabalho de leitura com os alunos em sala de aula; os alunos ficaram entusiasmados em descobrir novas palavras para o seu vocabulário; os alunos ficaram contentes em poder colorir as imagens da história; os alunos demonstraram mais curiosidade e interesse nas aulas após o trabalho com a história; os alunos foram capazes de escrever um maior número de palavras no caderno após a realização da atividade. A Etapa III foi decisiva para o sucesso do projeto. Os alunos adaptaram-se com facilidade ao uso da caneta na lousa digital. A cor e o tamanho das letras facilitaram a leitura das palavras no software. Os colegas fizeram questão de ajudar uns aos outros. Quatro dos nove alunos conseguiram ler de um a dois parágrafos. Três alunos conseguiram identificar algumas letras principalmente vogais, localizar palavras decoradas e adivinhar outras. Dois alunos não conseguiram ler, reconhecer letras, nem adivinhar e localizar palavras. A partir deste trabalho concluiu-se que os Livros Digitais Falados influenciam na aprendizagem desses alunos, pois tem a vantagem de reunir som, texto e imagem, sendo muito interessantes não só para pessoas com dificuldade de visão, mas pessoas com dificuldade de leitura e escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Livro eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Portador de deficiência | pt_BR |
dc.title | Utilização de livros digitais falados como ferramenta de auxílio aos portadores de necessidades educativas especiais no processo de leitura : uma experiência utilizando a Tecnologia Assistiva Mecdaisy | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000913471 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)