Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorMancuso, Andréa de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95910pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado da investigação da relação da televisão com a educação escolar, buscando identificar e discutir aspectos positivos e negativos desta relação. Os autores que embasam a fundamentação teórica são Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) e Carneiro (2005) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso de alunos de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Foram utilizados como instrumentos entrevista e observações. As análises indicam que os alunos não relacionam os assuntos trabalhados na escola com os que assistem na TV, apesar de acreditarem que também aprendem com a TV. Acham ser possível juntar os assuntos, porém ignoram que a televisão seja um recurso a ser utilizado em sala de aula. Portanto torna-se urgente que se discuta a TV e a escola, e suas propostas. É necessário que os professores se atualizem e explorem as mídias e tecnologias tornando o ambiente de sala de aula mais estimulante, criativo, dinâmico e oportunize que o aluno seja autor de sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of the investigation of the relationship of television with schooling, seeking to identify and discuss positive and negative aspects of this relationship. The authors that support the theoretical are Moran (2000), Morin (2002), Baccega (2003), Freire (1996) and Carneiro (2005) among others. The research is a case study of students in a class of third year of elementary school in a public school in the southern area of Porto Alegre. The instruments were interview and observation. Analysis indicates that students do not relate the subjects dealt in school with they watch on TV, although they also believe in learn from TV. They think is possible to join both to learn, but ignore that television could be a resource to be used in classroom. Therefore it is urgent to discuss the relation between TV and school, and their proposals. It is necessary for teachers to upgrade and explore media and technology making classroom environment more stimulating, creative, and dynamic to oportunize to students being the authors of their learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectTelevisão educativa (Comunicação)pt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectLearningen
dc.titleTelevisão : aliada ou adversária da educação escolar?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples