Uma proposta de apoio ao letramento com o auxílio do software Tux Paint
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia apresenta o estudo de caso realizado com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado com a utilização do software educacional Tux Paint, do Linux Educacional, no qual os alunos criaram histórias em quadrinhos auxiliando no processo de letramento, com isso, desenvolvendo a estrita e a leitura. Após a análise do estudo de caso realizado foram selecionados, com a ajuda da professo ...
A presente monografia apresenta o estudo de caso realizado com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado com a utilização do software educacional Tux Paint, do Linux Educacional, no qual os alunos criaram histórias em quadrinhos auxiliando no processo de letramento, com isso, desenvolvendo a estrita e a leitura. Após a análise do estudo de caso realizado foram selecionados, com a ajuda da professora titular da turma, quatro alunos que onde foram analisadas as suas atividades desenvolvidas. Foram selecionados dois alunos com bom desempenho escolar e outros dois com dificuldade de aprendizagem na construção e elaboração de textos. Após a análise das histórias criadas pode-se notar o empenho e dedicação da maioria dos alunos na realização da atividade proposta, sendo que acredita-se que toda ferramenta educacional que possa auxiliar no processo de letramento infantil é bem vinda para complementar o que é trabalhado em sala de aula. Com isso, busca-se compreender como um software pode apoiar o processo de letramento de crianças já alfabetizadas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License