Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo d ...
A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License