Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorGrübler, Luiz Carlospt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95677pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa forma de apresentação do trabalho dos professores que utilizam esta técnica em sala de aula. O embasamento teórico engloba a Educação para a Comunicação, o Jornal como Ferramenta Pedagógica e o Jornal Escolar, visto que estas atividades são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade do aluno, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita e posteriormente da construção de texto como um instrumento cultural complexo. O trabalho também contém os resultados obtidos na pesquisa realizada com algumas escolas sobre a utilização do jornal no ambiente escolar. Estes resultados demonstram que grande parte dos professores das escolas que responderam o questionário utiliza o jornal na escola e obtêm o apoio da supervisão pedagógica e a aceitação dos alunos, pois estes notam melhoras na aprendizagem após utilizarem essa mídia na educação.pt_BR
dc.description.abstractThis work involves an Editorial Production Printed theoretical background, understands the way some schools work with the newspaper as well as the public school that uses this methodology and the changes caused by the use of the same. Moreover, highlights the activities developed from reports in newspapers, examines the concepts permeated the various areas of knowledge and stimulates critical activity of the problems shown in the papers, a presentation of the work of teachers who use this technique in the classroom. The theoretical framework includes the Education for Communication, the Journal as a Tool Teaching and School Journal, since these activities are essential to the formation of identity, intelligence and personality of the student, as well as being the basis for the acquisition of writing and Subsequent construction of text as a cultural complex instrument. The paper also contains the results obtained in the survey of some schools on the use of the newspaper in the school environment. These results demonstrate that most school teachers who answered the questionnaire using the newspaper in school and get the support and acceptance of supervision of students, as they notice improvements in learning after using this media in education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool journalen
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation communicationen
dc.subjectImprovements in learningen
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916585pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples