Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchäfer, Eliane Dias Alvarezpt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-04-26T01:53:30Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94808pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we analyze how professional autonomy is carried out by students of a Professional Master in Physics Education. We have conducted semi-structured interviews with twenty students in different situations in relation to the course. The analysis was conducted under the framework of Bakhtin. The findings suggest that only one student exercises professional autonomy in all aspects investigated, which indicates an approximation to the model called critical intellectual. Thus, it is understood that the training received does not seem to affect the technical rationality model, which is still present in the teaching practice of most teachers investigated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 12, no. 2 (2013), p. 287-312pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectProfessional masteren
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPhysic teachingen
dc.subjectAutonomia profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional autonomyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleAutonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeProfessional autonomy in teacher training : an analysis of interviews conducted in a professional master in physic teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000913294pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples