Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRudnicki, Carlise Porto Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorPinto, Karine de Oliveira Amaro Reispt_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T01:50:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88893pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou a comunicação organizacional da Usina Hidrelétrica Belo Monte, empreendimento situado em contexto de risco social e ambiental, no âmbito das redes sociais digitais. O estudo abordou noções de comunicação organizacional, imagem e reputação, bem como sobre risco e crise. Teve-se como objetivo geral identificar os conceitos acionados pela comunicação organizacional, no Blog Belo Monte, bem como verificar o posicionamento adotado, a partir das postagens da empresa no blog, em situações que contradigam seu posicionamento. Como objetivos específicos, a pesquisa contextualizou e apontou os possíveis riscos do empreendimento; verificou os conceitos utilizados na construção da imagem e da reputação em blogs de organizações em contexto de risco; e analisou a forma como a organização posiciona-se em situações de conflito. Para alcance dos objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, bem como na análise de conteúdo, de Bardin (1977), e análise hermenêutica de profundidade, de Thompson (2002). Para isso, foram analisadas 120 postagens (títulos) do blog, compreendidas entre janeiro e agosto de 2013, a fim de identificar os conceitos trazidos pela comunicação organizacional. Também foram analisadas, cronologicamente, publicações do jornal Folha de São Paulo, que contradizem a imagem do empreendimento, bem como as notas enviadas ao jornal como resposta/defesa. Dentre outros resultados, observou-se que a Usina Hidrelétrica Belo Monte busca construir sua imagem e reputação com base no conceito de Comprometimento. Ainda, constatou-se que a comunicação organizacional aciona os conceitos de competência, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, informação e preservação. Entre outras estratégias, em situações de conflito, a empresa busca exaltar os projetos e as ações já desenvolvidas, bem como atribuir a situação da região a sua formação histórica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectBlog corporativopt_BR
dc.titleComunicação e risco: análise da comunicação da Usina Hidrelétrica Belo Monte no âmbito do seu blog organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.identifier.nrb000912606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples