“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
dc.contributor.advisor | Fortuna, Tânia Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ayala, Mariana Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-01T01:54:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88120 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sucata | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | “É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000912063 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)